Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 31° C
  • Tuesday 29° C
22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 33° C
  • Tuesday 30° C
21° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 37° C
  • Tuesday 32° C

Jovem peregrina recuperou a visão durante missa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma jovem espanhola de 16 anos recuperou a visão em Évora de Alcobaça, no passado dia 5, após a comunhão numa missa de despedida da localidade que a acolhia juntamente com outras cerca de seis centenas de peregrinas dos centros da Opus Dei de Madrid e de Pamplona, antes de irem para o encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Parque Tejo, em Loures e Lisboa.
Algumas das peregrinas espanholas acolhidas em Évora de Alcobaça junto à igreja

Uma jovem espanhola de 16 anos recuperou a visão em Évora de Alcobaça, no passado dia 5, após a comunhão numa missa de despedida da localidade que a acolhia juntamente com outras cerca de seis centenas de peregrinas dos centros da Opus Dei de Madrid e de Pamplona, antes de irem para o encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Parque Tejo, em Loures e Lisboa.

De acordo com a informação divulgada, durante a pandemia de Covid-19 Jimena, residente na zona de Madrid, ficou com a visão reduzida a 5% e os médicos diziam que não havia cura, o que levou a jovem e colegas a rezarem uma novena a Nossa Senhora das Neves, que iria acabar precisamente no dia em que voltou a ver, numa manhã em que em Fátima o Papa Francisco rezou na Capelinha das Aparições com jovens doentes e com deficiência.

“Fiquei arrepiada quando me apercebi do que tinha acontecido, foi um momento de muita emoção aquela graça de Deus, porque a peregrina espanhola já não via há quase três anos. É um acontecimento muito marcante”, manifestou Ana Crisóstomo, voluntária do Comité Organizador Paroquial (COP) de Évora de Alcobaça,

Esta responsável declarou que “sentia-se que havia entre elas todas um envolvimento em Deus que eu nunca tinha visto e que me encheu de fé”. “Quando nos apercebemos do que tinha acontecido, o tal ‘milagre’ de que se fala na missa em que voltou a ver, foi muito emocionante para todos nós”, acrescentou.

Ricardo Lucas, acólito e voluntário do COP, foi um dos poucos portugueses a assistir à missa na Igreja Paroquial de Évora de Alcobaça, uma vez que o templo religioso estava cheio com as peregrinas espanholas, a quem se destinava o evento, e relatou que “apercebi-me que no final da comunhão a rapariga começou a chorar e a rir por ter recuperado a visão, um mar de emoções que se alastrou a todo o grupo”.

António Nunes, encarregue da abertura e fecho da Igreja de Évora de Alcobaça, contou que “quando a rapariga se foi confessar, vi-a a ser acompanhada para subir um pequeno degrau e o mesmo se passou quando foi à comunhão. No fim da celebração esteve com o padre espanhol que celebrou a missa e dirigiu-se ao ambão [local utilizado para a realização das leituras na eucaristia] onde existem degraus e já não precisou de ajuda, e foi explicar o que se tinha passado”. ”Houve palmas, abraços e gritos entre as cerca de 300 jovens que estavam dentro da igreja”, descreveu.

Em declarações à rádio Cadena Cope, Jimena explicou que depois de rezar e comungar “pus-me a chorar no banco, porque queria curar-me e era o último dia da novena a Nossa Senhora das Neves. Quando abri os olhos via perfeitamente”.

Este caso vai agora ser analisado pela Igreja, tendo já a Conferência Episcopal Espanhola anunciado que terão de ser os médicos a confirmar se a jovem poderá ter tido cura ou se é passível de ser verificado se houve um milagre. Por isso vai também abrir um processo para analisar o alegado milagre.

Para o padre Ivo Santos, pároco de Évora de Alcobaça que é natural das Antas, nas Caldas da Rainha, que não acompanhou a missa por estar a preparar-se para as celebrações no Parque Tejo, independentemente do caso vir ou não ser classificado como milagre, “o que podemos fazer neste momento é alegrarmo-nos com a jovem”.

Na localidade não se fala de outra coisa e a comunidade cristã mostra-se emocionada com o acontecimento.

No dia 20 de agosto, às 10h15, haverá missa de ação de graças pela JMJ na Igreja de Évora de Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.

Número insuficiente de salas de aula na Nazaré

O Município da Nazaré estima em mais de dois milhões de euros o valor necessário para adequar as infraestruturas de ensino do concelho às necessidades da comunidade educativa.

salas