Q

Previsão do tempo

22° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 26° C
23° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 27° C
24° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 29° C

Festival celebra mulheres na ópera

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Quinta das Janelas foi o espaço escolhido para acolher as atividades do Festival de Ópera de Óbidos, de 8 a 17 de setembro, celebrando a grandiosidade da ópera no feminino.
A soprano caldense Rita Marques estará no papel de Donna Anna na ópera Don Giovanni

A Quinta das Janelas foi o espaço escolhido para acolher as atividades do Festival de Ópera de Óbidos, de 8 a 17 de setembro, celebrando a grandiosidade da ópera no feminino.

O Festival de Ópera de Óbidos, que marcou toda uma geração de profissionais e melómanos, esteve inativo nos últimos anos. A ABA – Banda de Alcobaça, associação de artes, na sua candidatura ao Apoio Sustentado da Direção Geral das Artes para o período 2023–2026, afirmou como um dos seus objetivos o ressurgimento deste evento, estabelecendo para o efeito uma parceria estratégica com o Município de Óbidos. Pretende-se dar uma nova vida ao Festival de Ópera de Óbidos, dotando-o de condições para que possa ambicionar um futuro sustentável e com capacidade de crescimento, contribuindo para colocar Portugal no circuito global de ópera, com a participação de artistas de renome.

“Temos a ambição de transformar Óbidos num laboratório de ideias criativas nos campos da encenação, interpretação musical e ligação aos públicos, bem como um espaço para a descoberta e afirmação de talentos, dotando este festival de uma ambição internacional, fazendo de Portugal um centro de produção e circulação de ópera com alcance global, impulsionando o turismo cultural”, manifesta a organização.

As atividades do festival estendem-se desde agosto, ainda em Lisboa e no Porto, onde decorrem ensaios e os trabalhos de preparação das óperas, até meados de setembro, altura em que serão apresentados os espetáculos.

O espaço da Quinta das Janelas, em Vale das Flores e a poucos metros do Convento de São Miguel, é um “local mágico e cheio de história que inclui um palacete do século XVI, um conjunto de lagares, adegas, um picadeiro e um chafariz”. Nesta quinta é ainda possível ver a Capela da Nossa Senhora do Desterro e uma nascente de águas sulfurosas (antigamente denominadas Caldas das Gaeyras). Incorpora a antiga Quinta das Flores, onde a Rainha D. Leonor ficava quando se deslocava às Caldas.

Vários espetáculos

No Festival de Ópera de Óbidos será celebrada “a força, a expressão e a resiliência das mulheres através da ópera”. As personagens icónicas e desafiadoras de Donna Anna, Donna Elvira e Zerlina (Don Giovanni), Serpina (La Serva Padrona), Elle (A Voz Humana), Carmen (Carmen) e Violetta (La Traviata) “permitem-nos explorar a perspetiva feminina através de performances impactantes e atividades inspiradoras, com um conjunto de artistas de topo”. Procura-se assim “inspirar um futuro mais igualitário através da arte”.

No dia 8 de setembro, às 21h, têm lugar duas récitas de La Serva Padrona, ópera em dois atos (intermezzi) de Giovanni Battista Pergolesi, e libreto de Antonio Federico Gennaro, a partir de uma obra de teatro homónima de Jacopo Angelo Nelli.

Do elenco constam Carla Caramujo, soprano, Luís Rodrigues, barítono, João Merino, barítono, José Carlos Araújo, no cravo, com a Orquestra La Nave Va.

No dia 9, pelas 21h, tem lugar A Voz Humana, de Francis Poulenc, e libreto de Jean Cocteau. Do elenco constam Marília Zangrandi, soprano, e Rodrigo Teixeira, no piano.

No dia 10, pelas 17h, regressam A Voz Humana e La Serva Padrona, num “double-bill” de ópera, com segundo espetáculo às 19h.

Don Giovanni, ópera em dois atos de Wolfgang Amadeus Mozart e libreto de Lorenzo da Ponte, dá azo a duas récitas, no dia 15, às 21h, e no dia 17, às 17h. Do elenco fazem parte Christian Lujan, barítono, José Corvelo, barítono, a caldense Rita Marques, soprano, Sílvia Sequeira, soprano, João Pedro Cabral, tenor, Bárbara Barradas, soprano, Luís Rendas Pereira, barítono, Jeroboám Tejera, baixo, Pedro Lopes, no cravo, o Coro do Festival de Ópera de Óbidos e a Orquestra Filarmónica Portuguesa.

O programa do dia 16, pelas 21h, apresenta uma gala com uma perspetiva sobre as personagens femininas de três grandes óperas — Carmen de Bizet, La Traviata de Verdi e Rigoletto, também de Verdi. A gala inclui ainda a referência a outra ópera que conta com mais uma grande personagem do panteão feminino da ópera. É Eugen Onegin, de Tchaikovsky, de que ouvirá a exuberante Polonaise.

Por fim haverá ainda espaço para a idílica canção com coro do Sonho de Uma Noite de Verão, de Felix Mendelssohn, o intermezzo da Cavalleria Rusticana de Mascagni e o brinde de La Traviata.

Do elenco constam Carla Caramujo, soprano, Cátia Moreso, meio-soprano, Luís Gomes, tenor, Luís Rodrigues, barítono, o Coro Infantil do Festival de Ópera de Óbidos e a Orquestra Filarmónica Portuguesa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Excursão ao Sporting-Atalanta

O Núcleo do Sporting Clube de Portugal nas Caldas da Rainha realiza nesta quinta-feira uma excursão ao estádio Alvalade XXI para assistir ao jogo de futebol Sporting-Atalanta, a contar para a Liga Europa.

Caldas vence em Alcochete e sobe ao 2º lugar

O Sporting B liderava a série B da Liga 3 e recebia o terceiro classificado, o Caldas. A derrota por 1-3 levou os lisboetas a descerem para o quarto lugar e os caldenses passaram para o segundo posto.

caldas2

Infrações em recintos desportivos analisadas em fórum da PSP no Baleal

Houve 7.579 infrações registadas pela PSP em recintos desportivos na época 2022/2023, mais de duas mil do que as verificadas na temporada anterior, revelou esta força policial no âmbito do XI Fórum Policiamentos Desportivos, que decorreu nas instalações da Colónia de Férias dos Serviços Sociais da PSP, no Baleal, em Peniche, na semana passada, ao longo de dois dias de trabalho.

violencia