Sob o lema “viver o tempo”, o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha – CCC, acaba de anunciar a programação para os últimos quatro meses de 2023.
“Viver o tempo, ocupar a mente, desenvolver o conhecimento, estreitar relações, socializar, compreender práticas e lógicas atuais, com a noção de que há tempo para tudo, para o trabalho, lazer, cultura e família”. É esta a filosofia da programação agendada, com a qual o CCC procura “promover o pluralismo, o conhecimento dos públicos, a inclusão, a participação, a coesão social e a cidadania, encorajando o envolvimento das instituições culturais e dos seus agentes”.
A peça “O Cerco do Leninegrado”, de José Sanchis Sinisterra, com interpretação de Isabel Leitão e Isabel Muñoz Cardoso, numa produção do Teatro Em Curso, marca o reinício da programação do CCC, no dia 14 de setembro. Segue-se no dia 20 a sessão de cinema Alma Viva, de Cristèle Alves Meira, e a 28, no Pequeno Auditório, o concerto The Selva, um trio de cordas e percussão, num diálogo musical improvisado, electro-acústico, multi-idiomático e fortemente influenciado por estratégias minimais e repetitivas.
No dia 30, a programação contempla um concerto warm up dos Dias do Jazz com Pat “Mother Blues” Cohen, vinda diretamente dos Estados Unidos da América.
Outubro começa com sessões de cinema para escolas, nos dias 3 e 4, Curtinhas CineEco, uma extensão do CineEco de Seia, o único festival de cinema ambiental em Portugal. Ainda no âmbito desta extensão, será exibido na sessão de dia 4 à noite o documentário Ganado O Desierto, de Francisco Vaquero Robustillo, sobre a luta para inverter as alterações climáticas.
De 7 de outubro a 30 de dezembro estará patente na Galeria CCC a exposição Manoel de Oliveira Fotógrafo, com fotografias que pertencem ao acervo de Manoel de Oliveira, Casa do Cinema Manoel de Oliveira, da Fundação de Serralves, Porto.
12, 13 e 14 de outubro são Dias do Jazz. A 12 de outubro sobe ao Grande Auditório do CCC o Quarteto do Mar – de Mário Barreiros, com Ricardo Toscano, Carlos Barretto e Abe Rábade; a 13 será a vez de “Elas e o Jazz” (Joana Machado, Mariana Norton e Marta Hugon) e a 14, a fechar este fim-de-semana, a Big Band da Nazaré, com Cristina Maria, apresentará “Há Fado no Jazz”.
No dia 17, o Teatro da Rainha, regressa ao CCC com Diga 33 – Poesia no Teatro sobre Carlos de Oliveira por Fernando Cabral Martins.
A 18 de outubro, a sessão de cinema, incluída no âmbito da Exposição de Serralves, contempla a exibição de O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira.
A edição deste ano do Art&Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo 2023 realiza-se no CCC, entre 24 e 27 de outubro, trazendo à cidade de Caldas da Rainha realizadores de todo o mundo, numa logica de promoção internacional da cidade, do Centro de Portugal e de todo o país.
No dia 25 de outubro, três bandas filarmónicas do concelho das Caldas da Rainha – Sociedade Instrução Musical Cultura e Recreio de A-dos-Francos, Sociedade Filarmónica de Alvorninha e Sociedade Filarmónica Catarinense, apresentam-se em formato de Banda conjunta, para executar um concerto inserido no âmbito da 16ª edição do Festival Art&Tur e intitulado Concerto Festival Art&Tur.
Novembro começa com o Teatro da Rainha, que leva ao CCC – Miso Music: “Atrás do Som e da Imagem”, onde apresentará várias películas da cineasta Susana de Sousa Dias.
O dia 18 de novembro é dedicado ao cinema com a exibição do filme Viver Mal, de João Canijo.
Regressam os Dias do Jazz a 10 e 11 de novembro. No dia 10, Manuel de Oliveira apresenta Ibéria, com Jorge Pardo e Carles Benavent, (músicos fundadores do sexteto de Paco de Lucia) e dia 11, o programa fecha com chave de ouro, com Carmen Souza, cantora caboverdiana que tem seguido uma carreira internacional, que faz dela uma artista multipremiada e reputada em diversos circuitos.
A 15 de novembro, o Teatro da Rainha, estreia no CCC “Antigonick”, de Anne Carson, com apresentações nos dias 16,17, 19, 24 e sessões para as escolas mediante marcação nos dias 16, 17, 22, 23 e 24 de novembro.
No dia 25 de novembro, com organização do JORNAL DAS CALDAS e RÁDIO MAIS OESTE, celebra-se o Caldas, Rainha do Natal – Caldas Fashion com o Saint Dominic’s Gospel Choir, num espetáculo com fins sociais e que promove o comércio local.
No dia 2 de dezembro sobe ao palco do Grande Auditório do CCC a peça de teatro Damas da Noite, de Elmano Sancho.
No dia 6 de dezembro será exibido o filme Mal Viver, de João Canijo e no dia 7 de dezembro a dança volta ao Grande Auditório do CCC com Luxuria um espetáculo que recria um mundo fascinante, com o estilo inovador do Barcelona Flamenco Ballet, que funde elementos de dança e música flamenca tradicional com bailado e música mais contemporânea.
A temporada finaliza com o Concerto de Natal com a Filarmónica de A-dos-Francos, no dia 17 de dezembro, com um programa temático e diverso para miúdos e graúdos.
A segunda parte da Season Impulso 2023 volta ao CCC, com concertos nos quatro meses que se seguem, que serão anunciados pela organização do festival no início de setembro.
0 Comentários