A Igreja Paroquial de Alpedriz, no concelho de Alcobaça, foi assaltada, tendo sido levados entre sete a oito mil euros de um cofre. O pároco local diz que a comunidade cristã ficou perturbada com o furto.
O assalto à Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Esperança foi protagonizado na noite de quinta para sexta-feira, na semana passada, após os ladrões terem cortado a grade de uma janela para chegarem até à sacristia, onde arrombaram um cofre instalado na parede.
No interior estava uma parte significativa das receitas das festas de Santo António realizadas entre 16 e 18 de junho na localidade e há poucos dias entregues pela comissão organizadora à comissão da igreja. Estima-se que rondem os oito mil euros, resultantes do peditório, bar, restaurante, quermesse e peditório.
Foram igualmente levados um cartão de débito e cheques, entretanto cancelados, e uma caixa de angariação de fundos com um pequeno valor que iria ser usado na homenagem a realizar em outubro a uma professora falecida há cinco anos.
Aos assaltantes não escapou a arte sacra, como um crucifixo, um relicário e coroas das imagens de Nossa Senhora, do Menino Jesus e do Santo António.
O pároco de Alpedriz relata que ele e os fiéis ficaram perturbados com a situação. “Estamos perplexos, incomodados e até um pouco inseguros”, desabafou o padre Virgílio do Rocio, indignado com a “intrusão num espaço de respeito e de bem” como é o templo religioso.
Os assaltantes arrombaram uma porta para fugir, sem que a população na altura se tenha apercebido do crime cometido.
A Polícia Judiciária está a investigar.
0 Comentários