As estações da Rede Sísmica do Continente registaram nesta segunda-feira três sismos até 25 quilómetros a oeste de Peniche, dois dos quais classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2.0) e um pequeno (entre 3.0 a 3.9), na escala de Richter.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), pelas 01h44 foi registado um sismo de magnitude 3.0 e cujo epicentro se localizou a cerca de 25 quilómetros a oeste de Peniche, ou seja, no mar, e a uma profundidade de catorze quilómetros.
“Não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido”, indicou o IPMA. Tal situação será justificada pelo facto do epicentro ter sido no mar, distante da costa e ainda por cima a uma grande profundidade.
Pelas 01h56 foi registado outro sismo também no mar ao largo de Peniche, a três quilómetros de profundidade, com magnitude 0.9 na escala de Richter, e pelas 03h20 houve outro a treze quilómetros de profundidade, com magnitude 1.4.
Horas antes, no domingo, o IPMA registou dois sismos perto de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora. O primeiro com magnitude 2.4 na escala de Richter e o outro com magnitude 2.9, às 22h16 e 22h24, respetivamente.
Ali, ao contrário de Peniche, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, manifestou que “toda a gente sentiu um enorme estrondo e percebeu logo tinha sido um sismo e a seguir outro de intensidade maior, que assustou ainda muito mais as pessoas, e começaram a chover telefonemas para os bombeiros, mas não passou de um susto e não houve danos nem físicos nem materiais”.
No passado dia 3, pelas 11h50, foi registado um sismo de magnitude 1.2, a sudoeste de Peniche, no mar, a catorze quilómetros de profundidade.
0 Comentários