Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
18° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C

Assinada consignação para começar nova ponte pedonal junto à estação da CP

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Têm início esta semana as obras de construção da nova passagem superior pedonal junto à estação da CP das Caldas da Rainha, que deverá estar concluída em março do próximo ano, altura em que será demolida a ponte antiga.

Têm início esta semana as obras de construção da nova passagem superior pedonal junto à estação da CP das Caldas da Rainha, que deverá estar concluída em março do próximo ano, altura em que será demolida a ponte antiga.

A sessão relativa do ato de consignação da empreitada teve lugar na passada sexta-feira, altura em que Joaquim Beato, vice-presidente da Câmara das Caldas, sublinhou a importância da obra. O autarca referiu que este processo foi herdado da anterior gestão camarária e que faz todo o sentido prosseguir, por ser “um bom projeto” e por ser importante esta ligação entre as duas freguesias mais populosas do concelho.

A ponte fará a ligação entre a avenida 1º de Maio, o cais de passageiros entre as linhas do comboio e a Rua 15 de Agosto, ficando mais a norte da atual passagem superior.

Da obra faz parte ainda a reabilitação dos pavimentos, na rua 15 de Agosto, no troço frontal à escola do Bairro da Ponte.

No futuro, está ainda previsto o alargamento da rua da Estação, que irá passar a ter dois sentidos de trânsito entre a estação e o largo da Vacuum, para além de mais lugares de estacionamento em espinha.

Do lado de Santo Onofre, está previsto o embelezamento de toda a rua 15 de Agosto e a construção de um parque de estacionamento subterrâneo, com três caves, no terreno junto à passagem de nível inferior. Por cima do estacionamento será construído um parque de lazer.

A obra foi adjudicada por 976 mil euros à Nov Pro Construções S.A., que esteve representada por Carlos Conceição. A empresa construtora tem sede em Santa Catarina da Serra (Leiria) e faz parte do grupo Nov (antigo grupo Lena).

A Câmara das Caldas contratou ainda a empresa Engibene, Lda, da Benedita, para a fiscalização externa e coordenação de segurança em obra por cerca de 50 mil euros.

De acordo com a memória descritiva da nova ponte a passagem terá uma configuração linear, com escadas e caixas de elevadores nos topos e no acesso ao cais de passageiros.

Estará afastada o suficiente para garantir os acessos necessários e a preservação do valor patrimonial de cada um dos edifícios (nomeadamente da Estação da CP e da escola), sendo construída “com uma geometria simples racional e com bastante transparência, adequada às condicionantes urbanas e de utilização, constituindo um conjunto sóbrio, marcante e integrado com a sua envolvente”.

O projeto prevê um passadiço branco, em estrutura metálica treliçada, apoiado em três caixas de elevador em betão armado.

O passadiço terá um pavimento metálico “com chapa xadrez e guarda corpo em vidro até 1.80m, por forma a salvaguardar a proteção à catenária, conforme normas da IP ferrovia”.

As caixas de elevador em betão armado aparente apoiam o passadiço e possibilitam a utilização de cabines com vista panorâmica.

As escadas, com o número de lanços e degraus conforme as normas em vigor, ficarão localizadas entre os edifícios existentes, e painéis em malha metálica tipo “metal distendido”, que farão o seu enquadramento urbano e volumétrico com o conjunto edificado.

Os apoios das escadas serão minimizados de forma a garantir um conjunto com um desenho simples, enquadrado com a envolvente e funcionalmente adequado aos objetivos.

Todos os trabalhos suscetíveis de interferir com a circulação ferroviária serão feitos em período noturno, entre as 23h00 e as 5h00. Carlos Conceição garantiu que os trabalhos realizados durante a madrugada terão em conta a necessidade de evitar fazer muito ruído. “Nós vamos estar atentos”, disse Joaquim Beato.

O presidente da Câmara sublinhou que esta obra é importante para a união da cidade, mas também para a utilização da Linha do Oeste.

A ponte estará concluída antes do final da obra de modernização e eletrificação do troço Meleças-Caldas da Rainha, a qual, segundo o presidente da Câmara, só está previsto estar realizada no final de 2024, o que representa mais um adiamento ao prazo inicial.

Presente da cerimónia de consignação, o vereador Hugo Oliveira (PSD) congratulou-se por a obra ir avançar, mas salientou que o processo foi conduzido pelo executivo anterior. “Eu estive um ano em discussão com a Refer para conseguirmos poder fazer esta ponte e a duplicação da Rua da Estação”, referiu. Segundo o vereador, a autarquia até escolheu o mesmo projetista que estava a fazer o projeto de eletrificação para realizar o da nova ponte, de forma a conciliar melhor as duas obras.

O social-democrata aproveitou para comentar que espera “ainda ver alguma obra deste executivo que não tenham sido projetadas pelo executivo anterior”, temendo não haver nada planeado para o próximo mandato.

Hugo Oliveira criticou a opção da Câmara em realizar uma hasta pública para a venda do terreno em frente à estação, no final da avenida 1º de Maio, para onde estava prevista a construção de um parque de estacionamento em altura. A ideia é a de poder ser construído um edifício de 10 andares para habitação e com estacionamento de 75 lugares para não moradores.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“O FÓLIO não deve ser quantidade, mas sim qualidade” – Celeste Afonso

Em 2025 vai realizar-se a décima edição do FÓLIO e Celeste Afonso, que esteve no âmago da criação do festival enquanto vereadora da Cultura de Óbidos, recomenda que se repense o caminho que tem sido tomado nos últimos anos, o qual considera estar a desviar-se da estratégia inicial.

celesteafonsofolio

Catarina Sobral venceu Prémio Nacional de Ilustração

A autora e ilustradora do livro “Fantasmas, Bananas e Avestruzes”, Catarina Sobral venceu o Prémio Nacional de Ilustração, cuja entrega teve lugar no dia 12, na galeria Ogiva, no âmbito do FÓLIO.

folioilustra1

Câmara ofereceu vouchers de 20 euros aos alunos do concelho para comprarem livros no FÓLIO

A oferta de um voucher de 20 euros a todos os alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, destinado à aquisição de livros numa das livrarias do FÓLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos, foi uma das novidades anunciadas pelo presidente da Câmara, Filipe Daniel, na inauguração do evento, que decorre até 20 de outubro.

folio5