Até 13 de agosto é possível provar os melhores sabores gastronómicas de quase todas as freguesias do concelho na edição de 2023 das Tasquinhas, que decorrem como habitualmente na Expoeste, com entrada livre e muita animação musical.
No total são 14 “restaurantes” que estão a ser explorados por coletividades e clubes do concelho, com uma atividade intensa durante dez dias.
No passado domingo, o presidente da Câmara, Vitor Marques, sublinhava que o público estava a aderir muito, segundo as informações que ia recolhendo das tasquinhas. “Disseram-me que se teve a melhor sexta-feira de sempre nas Tasquinhas. O sábado também correu muito bem”, referiu.
Tal como o ano passado, continuam a participar menos associações do que antes da pandemia (quando chegaram a ser 20), mas isso acaba por beneficiar quem continua a estar presente. “Assim têm mais espaço para terem os lugares sentados, mas também para a cozinha”, disse Vitor Marques.
No entanto, acredita que as associações vão voltar à sua atividade normal e que para o próximo ano já participem mais.
Este executivo tem tentado também dar o seu cunho pessoal à organização. “Quisemos dar continuidade a algumas alterações que já tínhamos feito o ano passado, nomeadamente tornando o espaço mais aberto”, explicou o presidente da Câmara. Por outro lado, colocaram também outdoors de divulgação, inclusive na A8.
No centro do pavilhão voltou a ser criada uma “ilha” para os mais de 40 artesãos venderem os seus trabalhos. Há ainda dezenas de stands institucionais, de várias entidades do concelho. Nos dois espaços do município são divulgadas as melhores imagens das freguesias do concelho e também informação sobre vários eventos, e com a venda de bilhetes para Frutos. O Gabinete da Juventude está também a dinamizar atividades neste espaço.
Nesta quarta-feira, 9 de agosto, vão estar presentes, às 19h30, os Gaiteiros da Fanadia, e, pelas 22h00, atua a cantora caldense Rebeca.
No dia 10 volta a celebrar-se o Dia do Emigrante. O almoço tem início às 12h00 e é apenas para emigrantes, que precisam de fazer a sua acreditação no local. Para as 14h30 está previsto um concerto com Marisa. A partir das 19h30 há animação musical com os Gaiteiros de Abiul, os Cavaquinhos das Gaeiras e Emanuel Moura.
No dia 11, a animação também começa às 19h30 com Concertinas d’Óbidos, os grupos de dança de São Gregório e o duo Leo e Leandro. No sábado há serviço de almoço a partir das 12h00 e às 14h30 atuam os Cavaquinhos das Caldas. À noite há música com Toma lá 5 e Sons da Terra.
No último dia as tasquinhas também abrem para almoço e às 14h30 atua o grupo Cant’alegria. À noite, a animação começa com a bandinha “Os Toupeiuros”, seguindo-se um festival de folclore.
Este ano o Município criou um flyer que, para além do programa de animação, tem ainda a ementa, mas apenas com os principais pratos, petiscos e sobremesas de cada uma das tasquinhas. O coelho da Mata do Porto Mouro, a codorniz grelhada do Landal, o ensopado de enguias do Nadadouro ou os respos com chícharos da Fanadia, são algumas das especialidades que marcam este evento.
Também a cidade apresenta alguns pratos diferenciados. João Pina, da Associação Cultural Desportiva e Recreativa Santo Onofre (Monte Olivett), destaca o coelho na telha e as bochechas de bacalhau. Esta foi a 21ª participação da associação e em 2023 apresentam como novidade as sardinhas à Ti Paciência. “É preciso muita paciência para tirar as espinhas todas e então demos-lhe este nome ao prato”, explicou o dirigente, salientando que a associação realiza o Festival da Sardinha.
João Pina salientou o apoio que é dado pela Câmara neste evento, que proporciona todas as condições para que as associações possam participar, e também dos voluntários, incluindo escuteiros, que permitem o funcionamento das tasquinhas. Só precisam mesmo de contratar uma cozinheira, para poderem assegurar um trabalho mais profissional e permanente.
Um regresso às tasquinhas foi da Associação Cultural e Recreativa de Lobeiros, depois de vários anos em que não participou. “Este ano decidimos voltar e ver quais são os resultados”, referiu Carolina Costa, presidente da assembleia geral da associação. Todos os que estão a trabalhar durante estes dias são voluntários, com famílias inteiras a ajudar.
Carolina Costa destaca os pratos confecionados com carne de porco Malhado de Alcobaça e o bacalhau da casa, que é frito com um refogado de pimenta e cebola.
A Associação de Cultura e Recreio do Campo é uma das que participa nas tasquinhas desde a primeira edição e este ano fez algumas alterações à ementa, com a introdução das queixadas e da carne de porco à alentejana. Também aqui são todos voluntários, exceto a cozinheira e ajudante, que asseguram todo o horário de funcionamento.
António Ferreira, presidente da associação, explicou que as verbas angariadas servem para as obras que pretendem realizar nas instalações. A intenção é fazer casas de banho novas e remodelar toda a instalação elétrica e sinalética. O projeto está feito e o dirigente diz que só avançam com as obras no próximo ano, quando tiverem a totalidade da verba necessária.
Participam com tasquinhas a Associação de Cultura e Recreio do Campo, Associação Equestre “Os Amigos do Pintas”, a Associação Cultural Desportiva Recreativa Arneirense, a Associação Cultural Desportiva Recreativa Arneirense – Os Oleiros, a Associação de Cultura e Recreio do Campo, a ARECO – Associação Recreativa e Cultural do Coto, o Grupo Desportivo do Landal, Rancho Folclórico e Etnográfico “As Ceifeiras da Fanadia”, a ANDAR – Associação para o Natural Desenvolvimento da Área da Ramalhosa, Paróquia de Salir de Matos, o Centro Recreativo Cultural e Desportivo da Mata do Porto Mouro, a Associação Cultural e Recreativa do Nadadouro, o Sporting Clube das Caldas e a Associação Cultural e Recreativa dos Lobeiros.
No primeiro andar, onde está também o stand do JORNAL DAS CALDAS, uma das novidades deste ano é a presença de uma nova cerveja artesanal caldense, a Netus. Carlos Neto é farmacêutico e decidiu apostar neste negócio. No final de Agosto vai abrir um espaço de venda na Rua de Camões e aproveitou as Tasquinhas para apresentar os vários tipos de cervejas que está a produzir.
Na zona dos bares, onde atuam dj’s entre a meia-noite e as duas da manhã, estão o Núcleo Desportivo Amigos Vidais Futsal, o Grupo Motard São Rafael, a Associação Recreativa Desportiva Chãos, a Associação Cultural e Recreativa Laranjeira e Vale Serrão, Os Boémios, a Associação Setas e o 402 Clube Portugal.
0 Comentários