No dia 31 de julho foi aprovado o Programa Sub-Regional de Ação (PSA) para a Gestão Integrada de Fogos Rurais do Oeste, pela Comissão Sub-Regional de Ação de Gestão integrada de Fogos Rurais do Oeste.
Nesta comissão, há um esforço colaborativo de governança que abarca toda a intervenção das entidades na gestão de fogos rurais. Este PSA (até 2030) tem como objetivo preparar o território e minimizar a ocorrência de grandes incêndios florestais e assenta em quatro objetivos estratégicos: Valorizar os espaços rurais, cuidar dos espaços rurais, modificar o comportamento e gerir o risco eficientemente.
Fazem parte Municípios, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, GNR, PSP, Direção Regional de Agricultura e Pescas, entre outras entidades com responsabilidade no território tais como organizações de produtores florestais, empresas e entidades gestoras de infraestruturas de circulação e transporte de energia. A AGIF (Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais) é a entidade que coordena tecnicamente todo este processo.
0 Comentários