Foi uma Volta à Polónia emocionante e decidida na última etapa, com o esloveno Matej Mohoric (Bahrain Victorious), a jogar com a bonificação num ponto intermédio, que conquistou ao sprint, para chegar à meta final com um segundo de avanço sobre o caldense João Almeida (UAE Team Emirates).
Teria sido uma óptima prenda de anos para o corredor de A-dos-Francos, a um dia de completar o vigésimo quinto aniversário, festejado hoje, 5 de agosto, ainda assim, o segundo lugar é mais uma boa posição para o seu currículo.
O ciclista das Caldas da Rainha, que venceu a corrida em 2021 (Matej Mohoric foi segundo na ocasião), começou por ficar a dois minutos e 44 segundos do vencedor da primeira etapa, o belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step). Na segunda etapa ficou em segundo lugar, com o mesmo tempo de Matej Mohoric, que passou a assumir a camisola amarela, nunca mais a largando até ao fim.
Na terceira etapa acabou na nona posição, com o mesmo tempo do seu colega de equipa e terceiro classificado da geral, Rafal Majka. A quarta etapa foi ganha pelo holandês Olav Kooij (Team Jumbo-Visma), com o caldense a chegar com o pelotão, estando na geral a dez segundos de Matej Mohoric.
Na quinta etapa, o ciclista caldense chegou em terceiro, mas Mohoric terminou em segundo, com o mesmo tempo. O vencedor foi o holandês Marijn van den Berg (EF Education-EasyPost).
Na sexta etapa João Almeida igualou o tempo do esloveno, ao ser segundo classificado no contrarrelógio, ganho pelo italiano Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step).
A uma etapa do fim, Mohoric e Almeida tinham o mesmo tempo, com vantagem para o esloveno nas milésimas de segundo.
A última etapa não foi decidida na etapa final mas a meio da mesma, num sprint intermédio a quase cem quilómetros do fim, que dava três segundos a quem passasse em primeiro e dois segundos para o ciclista seguinte, que foram precisamente o esloveno e o português, que dessa forma perdia desde logo a possibilidade de saltar virtualmente para a liderança da geral.
Até final o atleta da UAE Emirates ainda podia ter outra hipótese de bater o esloveno, precisando para tal de bonificar no sprint final, mas aí foi totalmente impossível fazer diferenças perante a luta dos homens do sprint. Nessa luta final, levou a melhor o belga Tim Merlier, primeiro camisola amarela da prova polaca deste ano.
A fechar o pódio da geral ficou o polaco Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadier), a 17 segundos de Mohoric.
O outro português em prova, Ruben Guerreiro (Movistar), terminou em 25º da geral, a dois minutos e 14 segundos de Mohoric).
Por equipas, a UAE Emirates triunfou, à frente da Soudal Quick-Step, a um minuto e 33 segundos. A Ineos Grenadiers foi terceira, a cinco minutos e 43 segundos.
A UAE Emirates comentou que foi “um brilhante segundo lugar de João Almeida, a apenas um segundo do vencedor, e em equipas assegurámos o topo da classificação. Bom trabalho rapazes!”.
0 Comentários