A décima edição do Bazar à Noite, realizada a 29 de julho na Praça da Fruta, nas Caldas da Rainha, quebrou o recorde de participantes, com 80 criativos a estarem presentes com as suas peças de autor.
Nesta edição do Bazar à Noite houve concertos, artes performativas, design, artes plásticas, cerâmica, moda, música, ilustração, gastronomia, produtos biológicos e edição independente.
Nicola Henriques, da organização, destacou a quantidade de público presente, incluindo muitos cidadãos estrangeiros. “Nós trabalhamos esse público de uma maneira específica, nomeadamente com as unidades hoteleiras e parceiros como o Turismo do Centro”, referiu.
Nesta edição houve também a participação de criativos estrangeiros que estão a morar na região, mas a maioria dos vendedores são das Caldas da Rainha e alguns dos quais desde a primeira edição.
Para além de uma base de dados com 140 criativos, a organização recebe sempre mais propostas de criativos que querem participar no mercado. Esta edição houve mais cerca de 40 novas candidaturas, mas foram aceites apenas 14.
Começaram a aparecer também alguns criativos que normalmente estão nos mercados do género em Lisboa e que ouviram falar do Bazar à Noite através de participantes de outras edições. Uma das vantagens é que o valor a pagar nas Caldas da Rainha (25 euros) é incomparavelmente menor do que nos eventos na capital (onde a participação pode chegar a custar 600 euros).
Existe uma curadoria que faz a seleção daqueles que se adequam a participar no Bazar, a partir dos critérios estabelecidos de acordo com o que querem que seja apresentado neste evento.
De forma a ajudar os criativos independentes a melhorarem a sua oferta, têm vindo também a realizar ações de capacitação, com temas como “Pensar Projetos” e “Pensar Sustentabilidade”. Segundo Nicola Henriques, pretende-se desta forma que os participantes tenham em atenção aspetos como a embalagens dos produtos, o valor a cobrar e a dinamização das suas redes sociais, entre outros.
O mercado criativo começou a ser organizado em 2013, altura em que realizaram três edições, tendo regressado em 2022.
A 26 de agosto, em que se comemora o aniversário de elevação a cidade das Caldas da Rainha, o Bazar à Noite voltará a realizar-se na Praça da Fruta. Pretende-se também aproveitar o movimento potenciado pela realização da Frutos. Em dezembro está prevista outra edição, mas num espaço coberto.
Nicola Henriques sublinha que o Bazar à Noite é “um instrumento de fazer cidade, com enfoque na criatividade, a partir de uma estratégia de regeneração e ativação do centro histórico”. Um evento que se faz a partir da história da Praça da Fruta, não só das trocas comerciais, mas também do encontro de pessoas. “É muito importante a proximidade que aqui existe entre as pessoas”, concluiu.
É pelas histórias que se contam a seguir a cada uma das edições, no grupo de Whatsapp dos participantes, que desta vez foi acrescentado o subtema de “Vamos Fazer Memória”.
0 Comentários