Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 29° C
19° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 29° C
19° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 30° C
  • Friday 32° C

Décima edição do Bazar à Noite com 80 criativos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A décima edição do Bazar à Noite, realizada a 29 de julho na Praça da Fruta, nas Caldas da Rainha, quebrou o recorde de participantes, com 80 criativos a estarem presentes com as suas peças de autor.

A décima edição do Bazar à Noite, realizada a 29 de julho na Praça da Fruta, nas Caldas da Rainha, quebrou o recorde de participantes, com 80 criativos a estarem presentes com as suas peças de autor.

Nesta edição do Bazar à Noite houve concertos, artes performativas, design, artes plásticas, cerâmica, moda, música, ilustração, gastronomia, produtos biológicos e edição independente.

Nicola Henriques, da organização, destacou a quantidade de público presente, incluindo muitos cidadãos estrangeiros. “Nós trabalhamos esse público de uma maneira específica, nomeadamente com as unidades hoteleiras e parceiros como o Turismo do Centro”, referiu.

Nesta edição houve também a participação de criativos estrangeiros que estão a morar na região, mas a maioria dos vendedores são das Caldas da Rainha e alguns dos quais desde a primeira edição.

Para além de uma base de dados com 140 criativos, a organização recebe sempre mais propostas de criativos que querem participar no mercado. Esta edição houve mais cerca de 40 novas candidaturas, mas foram aceites apenas 14.

Começaram a aparecer também alguns criativos que normalmente estão nos mercados do género em Lisboa e que ouviram falar do Bazar à Noite através de participantes de outras edições. Uma das vantagens é que o valor a pagar nas Caldas da Rainha (25 euros) é incomparavelmente menor do que nos eventos na capital (onde a participação pode chegar a custar 600 euros).

Existe uma curadoria que faz a seleção daqueles que se adequam a participar no Bazar, a partir dos critérios estabelecidos de acordo com o que querem que seja apresentado neste evento.

De forma a ajudar os criativos independentes a melhorarem a sua oferta, têm vindo também a realizar ações de capacitação, com temas como “Pensar Projetos” e “Pensar Sustentabilidade”. Segundo Nicola Henriques, pretende-se desta forma que os participantes tenham em atenção aspetos como a embalagens dos produtos, o valor a cobrar e a dinamização das suas redes sociais, entre outros.

O mercado criativo começou a ser organizado em 2013, altura em que realizaram três edições, tendo regressado em 2022.

A 26 de agosto, em que se comemora o aniversário de elevação a cidade das Caldas da Rainha, o Bazar à Noite voltará a realizar-se na Praça da Fruta. Pretende-se também aproveitar o movimento potenciado pela realização da Frutos. Em dezembro está prevista outra edição, mas num espaço coberto.

Nicola Henriques sublinha que o Bazar à Noite é “um instrumento de fazer cidade, com enfoque na criatividade, a partir de uma estratégia de regeneração e ativação do centro histórico”. Um evento que se faz a partir da história da Praça da Fruta, não só das trocas comerciais, mas também do encontro de pessoas. “É muito importante a proximidade que aqui existe entre as pessoas”, concluiu.

É pelas histórias que se contam a seguir a cada uma das edições, no grupo de Whatsapp dos participantes, que desta vez foi acrescentado o subtema de “Vamos Fazer Memória”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pat Cohen arranca “Os Dias do Jazz”

Na noite do passado sábado os blues de Pat Cohen anunciaram “Os Dias do Jazz” no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha.

jazz

Bastonário da Ordem dos Médicos em Alvorninha

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, acompanhado pelo presidente da delegação Sub-Regional do Oeste, António Curado, vai reunir com a direcção da Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso (APAR), que tem sede no edifício da antiga escola primária da Moita, em Alvorninha, nas Caldas da Rainha.

Workshop de cartonagem

No passado sábado realizou-se no Espaço Arco-Íris, na Sociedade Columbófila Caldense, nas Caldas da Rainha, um workshop de cartonagem, técnica de artesanato que consiste em criar peças usando basicamente papelão, cola, tecido, guardanapo ou até fotografia.

cartonagem