A GNR de Óbidos recebeu a queixa de uma funcionária da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa que foi vítima de burla informática e de comunicações quando desempenhava funções no serviço de atendimento ao público, tendo a autarquia sido lesada em 5.269,71 euros em seis transações diferentes.
O caso passou-se em abril deste ano, quando uma pessoa que se identificou como sendo funcionário da PayShop telefonou para a junta, informando que as operações de transação encontravam-se com anomalias e a solução era introduzir certas entidades e referências.
Como a funcionária tinha pouca experiência na matéria, concordou efetuar uma primeira transação de 12,34 euros, mas como supostamente os erros continuavam no sistema foram colocados mais valores. Ao introduzir a quantia de 1.119,90 euros, teve de colocar o seu cartão de cidadão, visto que pagamentos ou transferências superiores a 400 euros necessitavam de uma identificação responsável.
Após esta transação, foram feitas mais três com a mesma quantia, sob o pretexto de resolver o problema. Foi-lhe ainda pedido para colocar de novo 777,77 euros e só quando houve o pedido outras duas vezes, com valores como 550 euros, é que se chegou ao limite de transações, altura em que o burlão desligou a chamada, que apresentava número privado, não tendo sido possível à funcionária contactá-lo de volta.
Ao aperceber-se da burla de que foi alvo, apresentou queixa às autoridades, que investigam o caso, comunicado em reunião da Assembleia de Freguesia.
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