Q

Previsão do tempo

22° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
22° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 23° C
23° C
  • Sunday 29° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 24° C

Mercado Medieval envolveu as associações do concelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Mercado Medieval de Óbidos foi visitado, este ano, por mais de 150 mil pessoas, e o presidente da Câmara, Filipe Daniel, diz estar “extremamente satisfeito”, não só com a afluência mas também porque “este é um dos eventos mais conhecidos de Óbidos e tem a particularidade de ser feito para e com a comunidade”.
A animação teve uma forte aposta

O Mercado Medieval de Óbidos foi visitado, este ano, por mais de 150 mil pessoas, e o presidente da Câmara, Filipe Daniel, diz estar “extremamente satisfeito”, não só com a afluência mas também porque “este é um dos eventos mais conhecidos de Óbidos e tem a particularidade de ser feito para e com a comunidade”.

O autarca relatou que “durante onze dias [de 20 a 30 de julho] mais de mil pessoas representaram cerca de 25 coletividades do concelho”.

Ricardo Duque, administrador executivo da empresa municipal Óbidos Criativa, responsável pela organização do evento, destacou “a forte aposta na animação, com cerca de 250 animadores, assim como o rigor na recriação histórica”.

No dia 29 a gestão de visitantes obrigou, por questões de segurança e conforto, a fechar a Cerca do Castelo por duas horas”. “A elevada afluência de público é a prova que estamos no bom caminho”, manifestou.

A edição de 2023 teve como tema “A Guerra das Rainhas”, ou seja, a disputa entre D. Matilde II e D. Beatriz de Castela, ambas casadas com D. Afonso III, naquele que foi o escândalo de bigamia do século XIII.

Uma das grandes novidades desta edição foi a experiência exclusiva que permitiu ao visitante integrar a Corte do Rei e, com isso, poder assistir ao casamento de D. Afonso III e de Dona Beatriz de Castela e à sua coroação. Cada comensal poderia participar nesta recriação histórica de perto, tendo acesso exclusivo ao Banquete Real e experimentando toda a euforia e ostentação desta cerimónia de forma privilegiada.

Algumas associações apresentaram-se com novas formas de participar, como a associação Óbidos Hub que, pela primeira vez, fez o papel de “Aguadeiros de El’Rei”, ou seja, um grupo de “contrabandistas” que vendiam bebidas de forma ambulante, “especialmente cerveja, como se fosse algo muito bom, raro de encontrar e ilegal”, dizem.

A Associação Espeleológica de Óbidos foi responsável pelo Acampamento Civil e Militar da Guarda do Alcaide, com quatro áreas distintas, nomeadamente cozinha medieval em ambiente de acampamento, ofícios de carpintaria, ferreiro, couros e mercador, área pedagógica com exposição de armas, alusiva ao reinado de D. Afonso III, e área lúdica com diversas atividades militares medievais adequadas para crianças.

A Associação Josefa de Óbidos esteve, como sempre, no aluguer de trajes e ao serviço dos Banquetes Reais, sendo que a associação Bordar Óbidos esteve no Mercado Medieval com artesãos a fazer grinaldas de flores secas. Houve ainda um acampamento Civil e Militar, na Praça de Santa Maria, com exposição de armas e carreira de tiro com arco, pela Nostra Collegiorum.

A edição de 2024 já tem data marcada para decorrer entre 18 a 28 de julho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Projeto de integração de imigrantes em Alfeizerão

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, com a tutela da Igualdade e Migrações, visitou na passada quarta-feira o edifício “As Três Torres”, em Alfeizerão, para conhecer o projeto de acolhimento e de empregabilidade de um conjunto de imigrantes recentemente instalados no concelho de Alcobaça.

alfeizerao

Batatada no Pinhal

Realizou-se na passada quarta-feira a batatada no Pinhal de Óbidos, que encerrou a festa em honra de Santa Ana.

pinhal 1