A vila de Óbidos prepara-se para receber uma jornada de música onde os jovens, oriundos de vários pontos do globo, são protagonistas. Trata-se das masterclasses de Piano e Música de Câmara no Festival Internacional de Piano do Oeste e que decorrem entre 31 de julho e 10 de agosto. Esta iniciativa transforma a vila de Óbidos num grande palco, onde também é possível assistir a concertos por artistas consagrados e talentos promissores improvisados e gratuitos.
Jovens pianistas provenientes de 18 países invadem a vila de Óbidos para receberem formação profissional e aperfeiçoarem o seu conhecimento e a sua técnica com o acompanhamento de professores pianistas de renome, como Boris Berman (Estados Unidos/Rússia), James Giles (Estados Unidos), Manuela Gouveia (Portugal) e Jun Kanno (Japão).
Manuela Gouveia, diretora artística e presidente da ACIM (Associação de Cursos Internacionais de Música), sublinha que estes cursos de formação são ”uma oportunidade única para os jovens músicos que desejam uma carreira profissional trabalharem em estágio com pedagogos e artistas reconhecidos internacionalmente”.
O Festival Internacional de Piano do Oeste arrancou em Óbidos e nas Caldas da Rainha a 2 de julho e apresenta um programa exclusivo com mais de 13 concertos, recitais de piano, música de câmara e concertos com orquestra com artistas de renome internacional e jovens pianistas dos quatro cantos do mundo. A edição de 2023 integra ainda uma conferência do compositor Sérgio Azevedo e uma exposição da escultora Isabel de Andrade.
O evento conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e das Câmaras Municipais de Óbidos e das Caldas da Rainha.
Este ano, para além dos concertos de entrada livre, os ingressos para o Festival têm um preço único de 10 euros. Estudantes e seniores pagam sete euros e meio.
0 Comentários