A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO), sediada no Bombarral, conservou na quarta e penúltima prova do Campeonato de Portugal Rotax, disputada no passado fim de semana no Kartódromo Internacional de Leiria, a liderança na categoria Mini-Micro Max, destacando-se ainda quer na categoria Júnior quer na categoria DD2.
Depois das provas de Braga, Portimão e Baltar, João Maria Pereira voltou a obter mais um bom resultado que lhe permite continuar a liderar a categoria Mini-Micro Max, tendo assim claras aspirações para se sagrar campeão de Portugal, bem como para obter o apuramento para as Finais Mundiais Rotax, que serão disputadas entre 2 e 9 de dezembro, no Bahrain.
Contudo, o jovem piloto da EKO teve um fim de semana algo atribulado em Leiria, já que depois de ser o quarto mais rápido nos treinos cronometrados, um toque na Final 1 fez com que visse a bandeira xadrez na quinta posição. Na Final 2, João Maria Pereira bateu toda a concorrência, mas na Final 3 – onde rubricou a volta mais rápida – voltou a sofrer um toque que fez com que fosse terceiro classificado. Mesmo assim, o jovem piloto de Alcobaça, de apenas 10 anos, garantiu no final da prova leiriense o lugar intermédio do pódio e somou pontos importantes para as contas do campeonato.
Tomás Lemos, que tem sido um dos destaques do Campeonato de Portugal Rotax da categoria Júnior com as cores da EKO, poderia perfeitamente ter garantido o lugar mais alto do pódio em Leiria. O jovem piloto de Braga começou por ser o segundo mais rápido nos treinos cronometrados, ficando a escassos 17 milésimos de segundo de conquistar a pole-position, tendo depois na Final 1 – onde rubricou a volta mais rápida – garantido a segunda posição, com uma desvantagem de apenas 0,190s para o primeiro classificado.
Na Final 2, onde voltou a ser o autor da volta mais rápida, assegurou a terceira posição, para depois na Final 3 bater toda a concorrência. Com esta vitória, Tomás Lemos garantia o triunfo na ronda leirense, mas uma infração técnica fez com que fosse desclassificado da Final 3, pelo que concluiu a prova disputada na cidade do Lis na quarta posição.
Igualmente na categoria Júnior, Eduardo Nicolau, que se estreou no Campeonato de Portugal Rotax há apenas três semanas, mostrou evolução. Depois de ser o 12.º mais rápido nos ‘cronos’, rodou no meio do pelotão nas três finais e terminou a prova em 11.º lugar.
No extenso pelotão da categoria Sénior Max, com 32 concorrentes, Oscar Soirey, que é um estreante absoluto no Campeonato de Portugal Rotax, prosseguiu a sua evolução, muito embora tenha sido afetado por alguns toques que influenciaram os seus resultados.
O jovem piloto francês, radicado em Portugal, começou por ser o 25.º mais rápido nos treinos cronometrados, sendo depois 23.º classificado na Final 1. Já na Final 2 foi 25.º classificado e na Final 3 obteve o 28.º lugar, devido a uma penalização de cinco segundos. Assim, somados todos os resultados, Oscar Soirey terminou a prova de Leiria na 25.ª posição.
Henrique Cruz – que lidera a categoria X30 Super Shifter à geral e na Sénior do Campeonato de Portugal de Karting –, fez a sua estreia absoluta na categoria DD2 do Campeonato de Portugal Rotax. E esteve logo em evidência, dado que conquistou a pole-position. Nas três finais, somou um quinto e dois terceiros lugares, pelo que terminou a jornada da sua cidade natal na quarta posição, a um escasso ponto do terceiro lugar.
Em Leiria, Charles Delbrassine, que ainda só realizou quatro provas esta época, começou por ser o 9.º mais rápido nos treinos cronometrados da categoria DD2 Master, obtendo depois um nono lugar na Final 1, um sétimo lugar na Final 2 e um 8.º lugar na Final 3. Contas feitas, Charles Delbrassine concluiu a jornada leiriense na 9.ª posição.
0 Comentários