O relatório do grupo de trabalho criado pelo ministério de saúde para estudar a localização do novo hospital do Oeste sugere que cinco concelhos do Oeste saiam da área de influência desta nova unidade que será construída no Bombarral.
A proposta inicial era que este hospital servisse os concelhos da Comunidade Intermunicipal do Oeste e até algumas freguesias de Mafra.
Segundo o relatório, com a criação da Unidade Local de Saúde (ULS) de Leiria a totalidade das freguesias de Alcobaça e o concelho da Nazaré passam a ser abrangidos por esta unidade. Quer isto dizer que o concelho da Nazaré e as freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto (Alcobaça), que atualmente são atendidas no Centro Hospitalar do Oeste, passam para Leiria.
Também os concelhos de Alenquer e Arruda dos Vinhos são excluídos da área de influência do novo hospital, passando a estar na área de influência do hospital de Vila Franca de Xira. O Hospital de Loures receberá a população de Sobral de Monte Agraço e Mafra.
Em relação ao perfil assistencial proposto pelo grupo de trabalho liderado pela antiga ministra da saúde socialista, Ana Jorge, o futuro hospital deverá ter 16 especialidades médicas, com 74 gabinetes de consulta. Em relação ao número de camas serão 381 de internamento geral, 31 para a saúde mental e 57 para cuidados especiais.
O bloco operatório terá dez salas e a maternidade deverá ter nove quartos de partos, mais nove berços e seis incubadoras (neonatologia).
0 Comentários