Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 31° C
  • Tuesday 29° C
22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 33° C
  • Tuesday 30° C
21° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 37° C
  • Tuesday 32° C

Misericórdia celebrou 95º aniversário com arraial

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha comemorou o seu 95º aniversário com um arraial nas suas instalações, onde não faltou a animação musical e um lanche com porco no espeto.

A Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha comemorou o seu 95º aniversário com um arraial nas suas instalações, onde não faltou a animação musical e um lanche com porco no espeto.

“Quisemos comemorar os 95 anos em família, ou seja, com os nossos colaboradores e com os seus familiares, para além dos utentes que puderam participar”, sublinhou a provedora da Misericórdia das Caldas da Rainha, Maria da Conceição Pereira.

A festa serviu também para homenagear os membros que faziam parte da anterior mesa administrativa, cujo provedor era Lalanda Ribeiro. “Sem passado também não há futuro e não podemos esquecer quem esteve tanto tempo nesta instituição”, referiu a atual provedora. Para o centenário está a ser preparada uma comemoração especial, altura em que estes elementos serão homenageados de uma forma mais solene.

Antes da pandemia o arraial era aberto à população e realizava-se na Praça de Touros, mas segundo a provedora ainda não existem condições para voltar a promover uma festa mais alargada.

Atualmente, a Misericórdia está focada na reabilitação dos seus espaços mais antigos. “Esta casa foi crescendo em espaços contíguos, para dar resposta às várias necessidades e alguns espaços que estão a necessitar de requalificação”, explicou a provedora.

Ainda este ano querem realizar as obras na cozinha do edifício principal, orçadas em cerca de meio milhão de euros. Como esta não está em condições, estão a utilizar a cozinha das instalações no Colégio Ramalho Ortigão. Para esta intervenção a Misericórdia irá contar com o apoio financeiro da Câmara das Caldas.

“Temos tido uma ótima relação com a Câmara. Ainda recentemente, devido aos aumentos na água, dialogámos e conseguimos fazer um acerto“, adiantou a ex-vereadora.

Há ainda necessidade de realizar obras na “casa de repouso” e transformá-la numa Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas. “Fizemos uma candidatura ao PRR mas não fomos bem sucedidos e agora estamos a tentar financiamento através de outras vias”, contou Maria Conceição Pereira.

Falta também aproveitar o espaço da antiga loja de bicicletas na rua Vitorino Fróis. “Estamos em diálogo com a Segurança Social de forma a decidirmos qual a melhor resposta social para ali instalarmos”, adiantou a responsável. O objetivo será instalar algum serviço que ainda não exista, como o Centro de Noite ou criar residências autónomas para serem utilizados pelos jovens que estejam institucionalizados e façam 18 anos. Esta seria uma forma destes jovens poderem ter uma transição entre a instituição e a sua vida independente, contando com apoio da Misericórdia.

Por outro lado, têm estado também a analisar todo o património imobiliário da Misericórdia e poderão vir a vender alguns terrenos e edifícios que não estão a ser utilizados, nomeadamente nas freguesias rurais. Essas vendas servirão para poder investir nas obras necessárias.

A provedora sublinhou que, depois dos anos difíceis da pandemia, em 2022 a Misericórdia voltou a ter um saldo positivo nas suas contas, sem recurso a venda de património.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.

Duas ações de limpeza do areal da Foz do Arelho

No âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, a 21 de setembro, entre as 09h30 e as 13h00, vai realizar-se a 4ª edição da iniciativa Inatel Praia Limpa para recolha de lixo na praia da Lagoa, na Foz do Arelho.