Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 27° C
19° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 28° C
19° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 32° C

Avaliadas propostas gastronómicas de finalistas de cozinha e pastelaria

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os alunos finalistas do Curso “Técnicas de Cozinha e Pastelaria” da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste apresentaram 22 propostas gastronómicas, no âmbito da PACT – Prova de Avaliação de Competências em Turismo.
Os alunos foram desafiados a inovar e a trabalhar sob o tema “Gastronomia no Turismo do Oeste”

Os alunos finalistas do Curso “Técnicas de Cozinha e Pastelaria” da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste apresentaram 22 propostas gastronómicas, no âmbito da PACT – Prova de Avaliação de Competências em Turismo.

A PACT consiste na demonstração formal dos conhecimentos, aptidões, atitudes e competências técnico-profissionais adquiridos ao longo do percurso formativo. Várias instituições locais e convidados especiais integraram o júri das provas.

Os alunos foram desafiados a inovar e a trabalhar sob o tema “Gastronomia no Turismo do Oeste”.

Afonso Medalha apresentou “Sabores da Lagoa”, com uma desconstrução do prato de amêijoas, e também “primeira caçada”, pombo a baixa temperatura com um jus de pombo e uma espuma de beterraba.

Ana Luís Campos fez uma sobremesa de ginja sobre chocolate, Andressa Coelho fez diferentes bombons, Beatriz Costa preparou suspiros coloridos com produtos naturais, Beatriz Sancheira reinterpretou o pastel Bordallo em forma de sobremesa, e Catarina Veiga produziu um macaron recheado com caramelo salgado feito com salicórnia da Lagoa de Óbidos, coberto com alga em pó, para que possa ser um doce associado à praia da Foz do Arelho.

Francisca Magalhães apresentou um dumplin de massa de cereja com recheio de cogumelos em caldo aromático de cogumelos e citrinos acompanhado de um chá de zinco, e terminou com um petit-four intitulado de manuxo, acompanhado por um cocktail criado pela mesma.

Henrique Lourenço confecionou lombo de porco aromático de maçã e sobremesa composta por mousse de borrego coberta com chocolate, gelado de eucalipto, camadas de bolo de azeite e cereja, gel de pistacho e crumble de frutos silvestres.

Hugo Dias inspirou-se na Lagoa de Óbidos e apresentou arroz de lingueirão acompanhado por um crocante de lingueirão.

Joana Silva fez a “Sobremesa Ruy Belo”, inspirada na sua interpretação do poema “Missão das Folhas” e dirigida para pessoas que têm restrições alimentares, tais como o glúten e a lactose.

José Franco criou uma nova sobremesa baseada numa reinterpretação da receita original das “Brisas do Liz” com a combinação de produtos tais como a pera rocha, a Maçã de Alcobaça e a papoila.

João Santos fez bolachas paleo de farinha de amêndoa e pera rocha com kombucha, uma bebida fermentada feita a partir de chá preto ou verde adoçado com açúcar, com uma cultura de bactérias e leveduras.

William Caldeira apresentou um risotto de mariscos com corvina com banana frita e uma sobremesa sem açúcar.

Todos os trabalhos tiveram como preocupação a escolha de produtos locais e a redução máxima de desperdício numa ótica de minimizar o impacto ambiental.

As propostas podem tornar-se no futuro novos produtos e menus de restaurantes e pastelarias.  

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Detido com faca de mato após zaragata no Parque

Um indivíduo de 26 anos foi detido pela PSP das Caldas da Rainha no Parque D. Carlos I quando tinha abandonado uma faca de mato, com uma lâmina com comprimento superior ao legalmente permitido, após ter estado envolvido numa zaragata com outro homem.

Líder do PCP diz que a construção do novo hospital do Oeste é uma opção do Governo 

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, esteve na Festa de Verão do PCP, junto ao Penedo Furado, na Foz do Arelho, no passado dia 14, e disse que a construção do novo hospital do Oeste nesta legislatura é “uma questão de opção do Governo”. “Não me venham dizer que não há dinheiro, é mentira. São precisas opções”, afirmou.

PCP 1

Novo presidente do Rotary quer ajudar os bombeiros com a compra de aparelhos respiratórios

O empresário Luiz Gomes assumiu, no passado dia 8, a liderança do Rotary Club das Caldas da Rainha, sucedendo na função a Hélia Silva na cerimónia de transmissão de tarefas que decorreu no restaurante “A Lareira”, com o lema “A Magia do Rotary”, numa alusão à capacidade que cada rotário tem em melhorar a comunidade onde se enquadra.

presidente 1