Os alunos finalistas do Curso “Técnicas de Cozinha e Pastelaria” da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste apresentaram 22 propostas gastronómicas, no âmbito da PACT – Prova de Avaliação de Competências em Turismo.
A PACT consiste na demonstração formal dos conhecimentos, aptidões, atitudes e competências técnico-profissionais adquiridos ao longo do percurso formativo. Várias instituições locais e convidados especiais integraram o júri das provas.
Os alunos foram desafiados a inovar e a trabalhar sob o tema “Gastronomia no Turismo do Oeste”.
Afonso Medalha apresentou “Sabores da Lagoa”, com uma desconstrução do prato de amêijoas, e também “primeira caçada”, pombo a baixa temperatura com um jus de pombo e uma espuma de beterraba.
Ana Luís Campos fez uma sobremesa de ginja sobre chocolate, Andressa Coelho fez diferentes bombons, Beatriz Costa preparou suspiros coloridos com produtos naturais, Beatriz Sancheira reinterpretou o pastel Bordallo em forma de sobremesa, e Catarina Veiga produziu um macaron recheado com caramelo salgado feito com salicórnia da Lagoa de Óbidos, coberto com alga em pó, para que possa ser um doce associado à praia da Foz do Arelho.
Francisca Magalhães apresentou um dumplin de massa de cereja com recheio de cogumelos em caldo aromático de cogumelos e citrinos acompanhado de um chá de zinco, e terminou com um petit-four intitulado de manuxo, acompanhado por um cocktail criado pela mesma.
Henrique Lourenço confecionou lombo de porco aromático de maçã e sobremesa composta por mousse de borrego coberta com chocolate, gelado de eucalipto, camadas de bolo de azeite e cereja, gel de pistacho e crumble de frutos silvestres.
Hugo Dias inspirou-se na Lagoa de Óbidos e apresentou arroz de lingueirão acompanhado por um crocante de lingueirão.
Joana Silva fez a “Sobremesa Ruy Belo”, inspirada na sua interpretação do poema “Missão das Folhas” e dirigida para pessoas que têm restrições alimentares, tais como o glúten e a lactose.
José Franco criou uma nova sobremesa baseada numa reinterpretação da receita original das “Brisas do Liz” com a combinação de produtos tais como a pera rocha, a Maçã de Alcobaça e a papoila.
João Santos fez bolachas paleo de farinha de amêndoa e pera rocha com kombucha, uma bebida fermentada feita a partir de chá preto ou verde adoçado com açúcar, com uma cultura de bactérias e leveduras.
William Caldeira apresentou um risotto de mariscos com corvina com banana frita e uma sobremesa sem açúcar.
Todos os trabalhos tiveram como preocupação a escolha de produtos locais e a redução máxima de desperdício numa ótica de minimizar o impacto ambiental.
As propostas podem tornar-se no futuro novos produtos e menus de restaurantes e pastelarias.
0 Comentários