A passagem dos símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude pelo concelho das Caldas da Rainha vai acontecer no dia 3 de julho,
Às 11h30, no largo da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, será feita a apresentação dos símbolos à comunidade que celebra a eucaristia.
Pelas 12h30, no Parque D. Carlos I, haverá piquenique com a comunidade e jogos tradicionais.
Um passeio de barcos interparoquial acontecerá no lago do parque pelas 14h30.
Haverá momentos na estação de comboios, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição e no Hospital das Caldas e pelas 19h, na Praça de Touros, realiza-se eucaristia. Pelas 21h, no Parque D. Carlos I, acima do campo de ténis, será organizado um convívio com a comunidade.
A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.
Com 3,8 metros de altura, a cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países. Tem sido encarada como um verdadeiro sinal de fé.
Tem uma inscrição do antigo Papa, onde se pode ler: “Queridos jovens, no final do Ano Santo, confio-vos a Cruz de Cristo. Levem-na para o mundo como um símbolo do amor de Cristo para com as pessoas e preguem a todos que só com a morte e ressurreição há a salvação e a redenção de Cristo”.
Desde 2003 que a cruz peregrina conta com a companhia do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.
Nos meses que antecedem cada Jornada a realizar, estes símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem.
Estes símbolos já passaram por cinco continentes e por quase 90 países, estando os mesmos a percorrer Portugal desde novembro de 2021.
0 Comentários