Q

Previsão do tempo

23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 24° C
23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
26° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C

Novo Hospital do Oeste vai ser instalado no Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O novo hospital do Oeste vai ser construído na Quinta do Falcão, no Bombarral, num prazo estimado de cinco anos, anunciou nesta terça-feira o ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
A decisão foi comunicada numa reunião com os 12 presidentes das câmaras do Oeste

O novo hospital do Oeste vai ser construído na Quinta do Falcão, no Bombarral, num prazo estimado de cinco anos, anunciou nesta terça-feira o ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

A decisão foi comunicada numa reunião com os doze presidentes das câmaras do Oeste, na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha.

“Há um acordo muito significativo, que não é unânime nem precisa de ser, a favor de uma localização no Bombarral, no centro geográfico da região, com uma belíssima acessibilidade rodoviária”, disse o governante, acrescentando que “o terreno que selecionámos está a dois minutos da autoestrada A8 que atravessa toda a região Oeste e está a menos de 4 minutos de uma estação de caminho de ferro”.

Segundo Manuel Pizarro, o novo hospital vai ter cerca de 480 camas de grande dimensão com praticamente todas as especialidades médicas. “Vai passar a ter, por exemplo, uma urgência de psiquiatria e um laboratório para os exames de intervenção cardíaca urgentes, cuja capacidade de resposta vai aumentar muito”, relatou.

“Não há nenhuma dúvida de que a população do Oeste merece um hospital muito mais diferenciado e de muito maior dimensão”, salientou, referindo que o terreno no Bombarral, que é propriedade da autarquia local, tem “boa acessibilidade rodoviária para todas as circunstâncias de emergência e belíssima acessibilidade ferroviária para todos os outros doentes que venham procurar o hospital”.

O ministro da Saúde anunciou ainda que agora vão estudar o “modelo de financiamento, que tem duas alternativas”. “Podemos optar por uma parceria público-privada, que é o sistema no qual vai ser construído o novo hospital de Lisboa Oriental e o novo Hospital Central do Algarve, ou podemos optar por uma solução baseada no orçamento de Estado, e em setembro ou outubro logo que o estudo esteja pronto queremos anunciar o lançamento de concurso de projeto, conforme o método selecionado e mais vantajoso”, adiantou. 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Escultura de homenagem à PSP deixa polícias emocionados pela ligação à comunidade

Foi inaugurada na passada sexta-feira uma escultura de homenagem à PSP na sede da Divisão Policial das Caldas da Rainha, a propósito dos 150 anos do Comando Distrital. Peça da autoria de Carlos Oliveira em parceria com a empresa MVC Portuguese Limestones, representa “um gesto de apreço pela entrega abnegada dos nossos polícias no que fazem na defesa dos que mais precisam”, considerou o superintendente, Luís Carrilho, diretor nacional da PSP, presente na cerimónia.

escultura1 1

Caldense no pódio de Miss Inteligência Artificial

Olivia C. é uma influencer portuguesa, gerada por IA (Inteligência Artificial), que ficou no pódio do primeiro concurso de beleza de IA do mundo. Natural das Caldas da Rainha, Olivia ficou em terceiro lugar. Lalina, da França, ficou em segundo e a grande vencedora foi Kenza Layli, de Marrocos. 

olivia

Menor internado em centro educativo por atear seis fogos florestais

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a pena de medida tutelar educativa de internamento em centro educativo, em regime fechado, pelo período de três anos, aplicada a um menor de quinze anos pelo Juízo de Família e Menores das Caldas da Rainha, pela prática de cinco crimes de incêndio florestal e outro qualificado como incêndio florestal agravado.

menor