Piruka, Kura e Virgul são os cabeças de cartaz do Foz Beats 2023, o festival de música com entrada gratuita, que irá decorrer na praia da Foz do Arelho, de 21 a 23 de julho.
Organizado pela Câmara das Caldas, com um investimento de 125 mil euros, o evento é especialmente dedicado aos mais jovens, mas pretende também agradar a toda a família. Será possível dançar com o pé na areia durante estes três dias. O palco e os bares serão montados no areal, junto à Lagoa de Óbidos.
“Não temos dúvidas de que será o melhor festival do Oeste”, afirmou Vânia Ferreira, responsável pelos eventos do município. “É uma grande aposta que iremos fazer e queremos deixar marca”, referiu.
O cartaz é diversificado, incluindo alguns artistas locais. Para além dos cabeças de cartaz, atuam ainda BCKappa, Deixa Rolar com DJ Mister Milhas e MC Wilsinho (dia 21), Voodoo Childs e Vibin (dia 22), Funkoff e DJ Y.A.M.A. (dia 23).
A apresentação do festival teve lugar na passada segunda-feira, no Inatel, com a participação de Kura, um dos músicos convidados. Natural de Leiria, Kura é considerado um dos DJs e produtores mais reconhecidos no atual panorama da música eletrónica a nível mundial.
Embora tenha passado pelos maiores palcos do mundo, considera que a Foz do Arelho tem condições únicas para a realização de um festival deste género. “São raros os locais no mundo onde é possível fazer um festival na areia com uma paisagem destas”, comentou, recordando que chegou a atuar na discoteca Green Hill.
Embora não queira dar garantias, Kura considera que é possível estarem pelo menos cerca de 10 mil pessoas na noite da sua atuação, até porque a entrada é livre.
Segundo o presidente da Câmara, Vitor Marques, este é mais um dos eventos que estão a realizar no âmbito de uma dinâmica turística para a Foz do Arelho, tal como foi o festival da Lagoa e outras atividades já agendadas. “Queremos potenciar a nossa oferta, que é de excelência, e trazer mais pessoas”, disse.
O autarca referiu ainda que será a associação dos bares da Foz que ficará responsável pelo serviço de bebidas no local. Os empresários da restauração presentes na cerimónia aproveitaram para perguntar mais pormenores sobre o festival, tendo pedido para que haja uma melhor comunicação por parte da autarquia em relação aos eventos que promove.
Em relação ao valor do investimento, Vitor Marques comentou que ao terem cancelado o “World Press Cartoon” puderam canalizar as verbas destinadas a este evento para outras atividades que têm mais projeção.
O presidente da Junta da Foz do Arelho, Fernando Sousa, mostrou-se muito agradado com a organização deste festival, por trazer mais pessoas à sua freguesia. “É um projeto diferente daquilo que tínhamos nas festas de verão”, considera.
Autocarros para a Foz com preços especiais no verão
Vitor Marques aproveitou a ocasião para anunciar que este ano vai ser aumentada a oferta de viagens de autocarro entre Caldas da Rainha e Foz do Arelho. Para além do trajeto habitual, com várias paragens, a partir de julho, e até 10 de setembro, vão ser acrescentados cinco horários com ligação direta (Rodoviária, Expoeste, Facho e Lagoa).
Será ainda criada uma tarifa especial, com seis viagens de ida e volta pré-pagas (1,2 euros cada). Normalmente, uma viagem de ida e volta custa cinco euros. O passe mensal é de 30 euros.
“Queremos fazer com que as pessoas utilizem mais os transportes públicos”, declarou, pretendendo tornar mais acessível o acesso à praia e contribuir para haver menos carros.
Aos sábados, domingos e feriados vai haver também um autocarro a circular pela Foz do Arelho para facilitar o estacionamento, tal como acontecia com o Foz Bus.
0 Comentários