O Troféu Easykart Portugal 2023, que tem a chancela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), arrancou, no passado fim de semana, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, com a realização da primeira prova, que envolveu quase três dezenas de pilotos, distribuídos por quatro categorias distintas.
À semelhança dos anos anteriores, o KIRO voltou a apostar no Troféu Easykart em Portugal, competição que tem grande sucesso a nível internacional, pois é disputado em várias dezenas de países, cujos vencedores têm depois a oportunidade de disputar as International Grand Finals, que envolvem mais de 200 pilotos de todo o mundo, habitualmente em Itália.
O êxito global do Troféu Easykart é o facto de ter um regulamento que permite a prática do Karting a preços reduzidos, pois as afinações permitidas nos karts são muito limitadas, sendo, basicamente, uma competição de ‘chegar e pilotar”, ideal para quem se inicia na modalidade, bem como para quem já tem uma longa paixão por ela.
Na categoria Easykart 60, destinada a pilotos dos 6 aos 11 anos, triunfou Guilherme Morgado, com uma vantagem de 0,465 segundos para o segundo classificado, Martim Gomes, que rubricou a volta mais rápida em 53,961 segundos. Francisco Iglésias terminou logo a seguir e completou o pódio.
As categorias Easykart 100 (dos 11 aos 15 anos) e a Easykart 125 (a partir dos 14 anos) partilham a mesma grelha. No que diz respeito à Easykart 125, Filipe Rodrigues bateu toda a concorrência, tendo Frederico Pinto Coelho e Gonçalo Garoupa, completado, por esta ordem o pódio.
Na Easykart 100, Eduardo Nicolau venceu, tendo Diogo Caetano garantido a segunda posição e João Maria Páris completado o pódio.
Na categoria TaG Livre, destinada a karts em que o chassis é de escolha livre e com motores até 125cc equipados com embraiagem e motor de arranque elétrico, Enzo Macedo bateu toda a concorrência, com Nikita Skorynin e João Pedro Rodrigues a completarem o pódio.
A segunda jornada está agendada para 6 de agosto e será disputada no Kartódromo de Évora.
0 Comentários