Decorreu na manhã do passado sábado o 4° Passeio Interpretativo na Lagoa de Óbidos, desta vez na freguesia do Nadadouro, em redor do Braço da Barrosa.
“Pelos Trilhos da Lagoa de Óbidos” é uma atividade inserida no âmbito do protocolo estabelecido entre a Associação PATO e as Câmaras Municipais das Caldas da Rainha e Óbidos para a elaboração da candidatura da Lagoa de Óbidos a Sítio Ramsar.
O 4º Passeio Interpretativo, ao longo de aproximadamente quatro quilómetros, teve pequenas paragens para observação da biodiversidade da Lagoa de Óbidos, nomeadamente diversas espécies de fauna e flora caraterísticas deste ecossistema. Foi também abordada a problemática das espécies invasoras, como as ervas-das-pampas, canas e chorão-das-praias.
Paulo Lemos, especialista na flora da Lagoa de Óbidos, entre outros grupos de seres vivos, que deu a conhecer algumas das várias espécies raras deste ecossistema.
A iniciativa serviu para relatar a importância da Lagoa de Óbidos enquanto zona húmida, o que é um Sítio Ramsar e quais os benefícios associados a este galardão internacional.
0 Comentários