A maior representação de sempre de Caldas da Rainha na Feira Internacional do Artesanato (FIA) está em curso até 2 de julho.
São 72 metros quadrados ocupados desde o passado dia 24 no Pavilhão 1, stand 1B03, logo à entrada, na FIL, em Lisboa, onde a Associação de Artesãos de Caldas da Rainha está presente juntamente com a Associação de Bordados de Caldas da Rainha e ainda a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, com o apoio do Município de Caldas da Rainha.
O artesanato mais representativo destas associações, desde a cerâmica figurativa e tradicional, à cerâmica de autor, marcenaria, pintura em azulejo, pirogravura, cabaças e modelagem em porcelana fria e cerâmica plástica, bonecas de pano, artes decorativas, trabalhos com casca de ovo, trabalhos com missangas, macramé, amigurumi, papietagem, renda de frioleira e bordados de Caldas da Rainha, pode ser visto no Parque das Nações.
Esta é a maior feira de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa. Promovida pela Fundação AIP em colaboração com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, a 35ª edição da FIA Lisboa conta com trinta mil metros quadrados de exposição de artesanato nacional, internacional e com uma área da gastronomia, que para além dos produtos tradicionais das diferentes regiões não esquece os Santos Populares com as habituais sardinhas assadas e o arraial.
De acordo com Carla Borges Pita, gestora da feira, “a FIA é uma oportunidade única de os artistas e os amantes da cultura tradicional se encontrarem, num espaço de partilha de conhecimento e de experiências que levam os visitantes numa verdadeira viagem multicultural, dentro e além-fronteiras”.
No Pavilhão 1 está representado o artesanato tradicional e contemporâneo de todo o país, incluindo as ilhas. Estão presentes municípios de norte a sul do país, que veem na FIA Lisboa a oportunidade de promover a cultura do seu território e impulsionar o turismo da sua região.
No Pavilhão 2 estão representadas as diferentes culturas do mundo. A área internacional conta com a representação de cerca de 30 países.
Os Pavilhões de Exposição estarão abertos todos os dias a partir das 15h, encerrando 2ª a 5ª feira e domingos às 22h e 6ª feira e sábado às 23h00.
O Pavilhão 3, onde se encontram a gastronomia, jogos tradicionais para as famílias, folclore e outras atuações musicais e muita animação, funciona a partir do 12h30, encerrando 2ª, 5ª feira e domingos às 22h e 6ª feira e sábado às 23h, tendo entrada gratuita até às 15h.
O bilhete individual custa 8 euros ao fim de semana e 6 euros nos dias úteis, havendo descontos para jovens dos 11 aos 15 anos e para maiores de 65 anos. A entrada é gratuita até aos 10 anos e preços especiais para packs de bilhetes.
0 Comentários