Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C

Passeios temáticos gratuitos na Lagoa de Óbidos durante o verão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Durante os próximos três meses vai ser possível participar gratuitamente em passeios temáticos num barco motorizado ou em “kayaks” na Lagoa de Óbidos.

Durante os próximos três meses vai ser possível participar gratuitamente em passeios temáticos num barco motorizado ou em “kayaks” na Lagoa de Óbidos.

Integrado nas atividades do projeto da Bandeira Azul, os passeios vão ser dinamizados pela empresa fozense Intertidal – Natureza e Aventura e custeados pela Câmara das Caldas da Rainha.

Neste percurso ambiental, etnográfico e turístico será possível conhecer de forma pedagógica como nasceu a Lagoa de Óbidos, quais as suas caraterísticas que a tornam única, assim como a biodiversidade e a geodiversidade que a compõem.

Segundo Miguel Castro, da Intertidal, os passeios são iguais aos que habitualmente realiza, com a diferença de que estes podem ser feitos gratuitamente. Para além da história da formação da Lagoa, vai ser possível ouvir memórias antigas sobre aquele ecossistema e tomar conhecimento sobre a vida marinha.

Para além disso, será feita observação de aves e há sempre também algumas conversas com os pescadores e mariscadores, enquanto estes estão no seu trabalho. “Os estrangeiros ficam sempre maravilhados com estas conversas e os pescadores têm muito orgulho em mostrar como o seu trabalho é duro”, contou Miguel Castro. São, aliás, os estrangeiros a maioria dos que usufruem destes passeios, embora também haja muitos portugueses que procuram este serviço.

Na opinião do responsável da Intertidal, este género de iniciativas da autarquia é muito importante para a divulgação turística da região. “Desde 2019 que fazemos estes passeios e ainda hoje há pessoas das Caldas que não conhecem o nosso trabalho”, afirmou.

Os passeios de barco “Lagoa de Óbidos – versão XL!” realizam-se entre as 10h30 e as 12h30, a 28 de junho, 19 de julho e a 30 de agosto (com um limite de sete pessoas devido à lotação do barco).

Com uma maior extensão de tempo, entre as 10h00 e as 13h00, decorrem a 23 de junho, 14 de julho e a 11 de agosto, os passeios de “kayak” com o tema “Descobre a Lagoa”. Com este meio de locomoção, será possível aos participantes desembarcar em alguns locais normalmente inacessíveis, provar algas e plantas comestíveis, mas também identificar os bivalves. Através de “aquascopes” vai ser possível observar o fundo da Lagoa.

Os interessados em participar devem contatar a Intertidal, através do número 912866644 ou pelo e-mail info@intertidal.pt.

A empresa promove também outras atividades, como caminhadas temáticas, não só na Foz do Arelho, mas também noutros locais do concelho das Caldas, em Óbidos e Alcobaça.

Na Lagoa de Óbidos, a grande novidade da Intertidal este ano são as bicicletas aquáticas, que irão permitir, a quem quiser, pedalar em passeios à sua medida.

No âmbito das atividades da Bandeira Azul, durante o verão serão dinamizados outros projetos de cariz ambiental na praia da Foz do Arelho.

O “Zero Beatas” consiste na distribuição de cinzeiros a fumadores na praia, para sensibilizar sobre a importância de não deixar beatas na praia.

“O nosso Amigo Nadador-Salvador” será uma demonstração de técnicas de salvamento levadas a cabo pelos nadadores salvadores, com apoio do Instituto de Socorros a Náufragos, e dicas de segurança na praia, nomeadamente na prática de desportos náuticos.

Terá ainda lugar, em data a anunciar, uma palestra direcionada a jovens, sobre as ações necessárias a levar a cabo para ter uma experiência segura na praia, nomeadamente, sobre a diferença entre horários, roupa adequada, hidratação e cuidados dermatológicos, entre outras informações.

Está prevista também uma ação com materiais do projeto Coastwatch, que consiste em percorrer a pé a zona costeira da praia e observar e identificar seres vivos, a morfologia das zonas costeiras, a poluição e as principais ameaças e riscos.

Por último, será ainda apresentada a animação itinerante “Os Banhistas”, em que dois “banhistas” em andas irão interagir com os veraneantes com o intuito de sensibilizar para questões ambientais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados