De 2 de julho a 9 de agosto Óbidos e Caldas da Rainha acolhem pianistas de 18 países no Festival Internacional de Piano do Oeste e nas Master Classes da Semana Internacional de Piano de Óbidos.
O Festival apresenta um programa de recitais de piano, música de câmara e concertos com orquestra, complementado por uma conferência do compositor Sérgio Azevedo e uma exposição da escultora Isabel de Andrade.
As Master Classes de Piano e Música de Câmara – cursos de formação organizados em residência – visam uma alta profissionalização artística e instrumental bem como um valioso trabalho pedagógico, dando a oportunidade a jovens talentos de aperfeiçoarem o seu conhecimento e a sua técnica com o acompanhamento de um prestigiado elenco de professores pianistas convidados: Boris Berman (Estados Unidos/Rússia), James Giles (Estados Unidos), Manuela Gouveia (Portugal), Eugen Indjic (Estados Unidos) e Jun Kanno (Japão).
“Abertas ao público, são, igualmente, uma experiência inspiradora de aprendizagem ao permitirem observar o processo de ensino e a dinâmica entre aluno e professor, no intuito de promover o gosto pela música clássica entre todas as gerações”, refere a pianista Manuela Gouveia, presidente da Associação de Cursos Internacionais de Música, entidade organizadora, com o apoio da Direção-Geral das Artes e das Câmaras Municipais de Óbidos e das Caldas da Rainha.
O programa musical inclui 13 concertos, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, os pianistas Josep Colom, James Giles, Boris Berman, Jun Kanno, Paulo Oliveira, Manuela Gouveia, Artur Pizarro, Dominic Doutney e Martin Jacobs, o cravista Cristiano Holtz e a violinista Raquel Cravino.
O pianista português Paulo Oliveira, aluno participante nas primeiras edições das master classes no fim dos anos 90, está de regresso, agora com a carreira feita, para o concerto inaugural do Festival, no dia 2 de julho, às 21h, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
A programação pode ser consultada em https://pianobidos.org/programa.
0 Comentários