Instalada há mais de seis meses nas Caldas da Rainha, a Mercadona das Caldas da Rainha tem vindo a conquistar o seu lugar no tecido comercial, tratando o cliente como “chefe” e envolvendo-se em causas e campanhas solidárias, fazendo jus à sua política de proximidade do público.
Mercadona, empresa de capital familiar que desenvolve a sua atividade em Portugal como uma empresa portuguesa, com um Modelo de Qualidade Total de origem espanhola e com sede em Valência, tem por objetivo assumir a responsabilidade de pôr à disposição do “chefe” (cliente) a melhor opção para satisfazer as suas necessidades de alimentação, cuidado do lar, cuidado pessoal e cuidado de animais de estimação. Atendendo aos gostos e preferências do público de cada região, cada Mercadona oferece um conjunto de produtos mais direcionados ao gosto dos “chefes” de cada lugar.
Com o objetivo de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, no total, ao longo do ano de 2022, a Mercadona doou 1.900 toneladas de bens essenciais, o equivalente a cerca de 31.600 carrinhos de compras, a mais de 70 entidades de cariz social, entre as quais Bancos Alimentares, IPSS e ONG com as quais colabora em Portugal nas localidades onde está presente.
Na última campanha nacional de recolha de alimentos, José Siqueira de Carvalho, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste, referiu que “os Bancos Alimentares não vivem para si, mas para auxiliar e apoiar os nossos concidadãos mais necessitados. Para isso, contam com a solidariedade e boa vontade de toda a sociedade civil, nomeadamente das grandes e pequenas superfícies onde fazem duas vezes por ano a recolha de alimentos. É neste contexto que o apoio da Mercadona é essencial para podermos alcançar esse objetivo, pois cada donativo se soma à grande cadeia de solidariedade”.
A empresa colocou todos os seus pontos de venda à disposição, nos distritos onde está presente, com o compromisso de motivar os “chefes” a participar nesta campanha solidária, que consistiu na doação monetária, em múltiplos de 1€, que podia ser efetuada nas caixas de pagamento no momento da compra. Os valores doados foram depois convertidos em alimentos pelo Mercadona e entregues aos respetivos bancos alimentares, que podem selecionar a variedade de produtos que pretendem de acordo com as suas necessidades especificas, chegando, assim, a quem mais precisa.
Também o ambiente parece ser uma das palavras de ordem da cadeia de supermercados Mercadona, que tem em curso diferentes ações que ajudam a cumprir e promover a maior parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 no total e a empresa responde àqueles em que a sua atividade tem maior impacto.
Entre eles está a erradicação da pobreza, a educação de qualidade, a igualdade de género, a proteção do meio ambiente ou o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis.
“Cuidemos do Planeta” é a iniciativa sustentável da Mercadona para dizer “sim a continuar a cuidar do planeta com factos e não com palavras”.
Fundada em 1977 pelo Grupo Cárnicas Roig, a cadeia de supermercados Mercadona conta com 1.628 lojas, das quais 41 em Portugal, e uma equipa de 99.000 pessoas orientadas para a excelência, 3.500 em Portugal.
Prestes a completar quatro anos desde a primeira abertura em Portugal, e tendo em vista dar continuidade ao seu projeto de expansão, o Mercadona duplicará o seu investimento para os 280 milhões de euros em 2023 que se destinam à construção do futuro Bloco Logístico de Almeirim e à abertura de novas lojas.
Segundo os seus objetivos, a empresa terminará o ano com 49 supermercados em território nacional. As novas lojas continuam a revelar a forte aposta feita em Portugal e permitirão criar cerca de 650 novos empregos ao longo do ano, estáveis e de qualidade, com contratos sem termo desde o primeiro dia.
Mercadona é uma cadeia de supermercados familiar de capital espanhol, fundada por Juan Roig Alfonso, que conta com mais de 1.600 estabelecimentos. Baseia-se num modelo de comércio de proximidade e que conta com marcas próprias. Com um quadro de mais de 85.500 colaboradores em Espanha e uma rede de 1.400 fornecedores e mais de 20.000 PME e produtores de matérias-primas, a empresa é líder de vendas em Espanha, com vendas de 24.305 milhões de euros em 2018 e com cerca de 5,3 milhões de famílias como clientes.
O modelo de inovação que a Mercadona aplica foi objeto de análise internacional no relatório The Boston Consulting Group e caso de estudo num debate sobre o modelo de inovação conjunta com os clientes.
0 Comentários