Iniciado em 2018, nos últimos três anos o evento Picoto ComVida não se realizou na freguesia da Roliça, no Bombarral, devido às restrições inerentes à pandemia. Este ano voltou a ser organizado, nos dias 17 e 18 de junho.
Os participantes presentes foram a Associação Cultura e Lazer Nossa Senhora da Oliveira (Azambujeira dos Carros), Associação de Melhoramentos Desportivo Recreativo Cultural de Roliça, Clube Desportivo Recreativo Columbeirense, Clube Recreativo Delgadense, Grupo Desportivo Recreativo de Azambujeira dos Carros, Comissão de Festas de Baraçais 2023, Comissão de Melhoramentos da Columbeira, Comissão de Moradores São Mamede, além dos espaços de venda de Flor de Lótus (Ana Santos) e As Suculentas da Zulmira.
No dia 17 de junho, o Picoto ComVida iniciou-se com uma caminhada, com partida e chegada na Serra do Picoto. O percurso circular com cerca de oito quilómetros e meio de distância teve passagem pela aldeia da Columbeira, seguindo em direção ao Vale Córnaga (Pó), atravessando o Reguengo Grande e com passagem por trilhos do Vale do Roto. Juntaram-se à iniciativa 85 caminheiros ao longo de duas horas e meia.
À chegada dos caminhantes houve oferta de porco no espeto pela Junta de Freguesia. Os participantes ficaram com a tarefa de apresentar uma sopa e diversas sobremesas. A banda RCB (Rock Cover Band) tocou um repertório de músicas dos anos 80 e 90. Pela continuação da noite, coube ao Dj EX a animação.
No dia 18, a manhã começou com um passeio de BTT junto à Cruz do Picoto. O percurso, com cerca de 28 quilómetros, com passagem pela aldeia da Columbeira, continuou em direção ao Parque de Merendas nos Baraçais, ao Casal Fialho, contornando a localidade de São Mamede, passagem pelo Pó, e por fim Azambujeira dos Carros e Serra do Picoto. Houve 25 participantes.
Durante este dia realizaram-se várias atividades, além das tasquinhas e vendas existentes. Para animar os mais jovens, havia o Espaço ComVida Infantil, com insuflável e pinturas faciais.
A animação esteve a cargo do grupo de música popular e tradicional portuguesa “Os MalVestidos” do Círculo de Cultura Musical Bombarralense, do Rancho Folclórico das Caiadeiras das Gaeiras, das Classes de Dança do Clube Desportivo de Bombarral e Teatro Eduardo Brazão e dos acordeonistas José da Silva e Hugo Pedro.
“A realização deste evento Picoto ComVida superou as nossas expectativas. Foram dois dias de trabalho árduo, mas extremamente gratificante”, manifestou Michelle Bispo, presidente da Junta de Freguesia da Roliça, que agradeceu a todos os presentes e aos que colaboraram neste evento: Associação Viagem de Volta, Daniel Dias, Margarida Pereira, José Pereira, Joaquim José Tavares, Filipa Tavares, Elisabete Gomes, Luís Aniceto, Júlio Silva, Rui Ribeiro, Bruno Almeida, Centro Cultural Desportivo e Recreativo de São Mamede, membros da Assembleia de Freguesia de Roliça (Sandra Barros, João Ferreira, Lobélia Vieira, Cátia Almeida, Rute Gomes e João Morgado), colaboradores da autarquia, colaboradores do Município do Bombarral e familiares do executivo da junta.
0 Comentários