Q

Previsão do tempo

21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
21° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
23° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C

Paul de Tornada inaugurou Eco Trilho com azulejos pintados por alunos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Paul de Tornada inaugurou no dia 17 de junho o Eco Trilho com 27 azulejos pintados pelos alunos do Agrupamento de Escolas D. João II das Caldas da Rainha, colocados em treze postos num percurso de quatro quilómetros. Os azulejos têm desenhos de animais e plantas caraterísticas daquela zona húmida. Cada poste ao longo do trilho tem ainda um azulejo com um QR-Code que ao ser lido com um smartphone permite a abertura de um site com informação do Paul de Tornada, disponível para todos os visitantes.
Um dos postes com os azulejos e o QR-Code

Projeto do Agrupamento de Escolas D. João II

O Paul de Tornada inaugurou no dia 17 de junho o Eco Trilho com 27 azulejos pintados pelos alunos do Agrupamento de Escolas D. João II das Caldas da Rainha, colocados em treze postos num percurso de quatro quilómetros.

Os azulejos têm desenhos de animais e plantas caraterísticas daquela zona húmida. Cada poste ao longo do trilho tem ainda um azulejo com um QR-Code que ao ser lido com um smartphone permite a abertura de um site com informação do Paul de Tornada, disponível para todos os visitantes.

Para a inauguração do Eco Trilho, alunos e professores, munidos de binóculos e numa visita guiada pelos trilhos e observatórios, partiram à descoberta desta importante zona húmida e observaram os postes com os azulejos. No caminho encontraram um cágado-mediterrânico, entre outras espécies. No final decorreu um almoço partilhado.

Esta iniciativa resulta do projeto “Biodiversidade no Paul de Tornada”, desenvolvido pelas turmas do 6.º B e do 6.º C, do Agrupamento de Escolas D. João II, desenvolvido nos dois últimos anos letivos, e coordenado pelas diretoras de turma Maria de Lurdes Graça e Ana Sofia Silva, em parceria com o Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e Associação PATO. 

paul 2
No Eco Trilho os alunos encontraram um
cágado-mediterrânico

Cerca de 50 alunos daquelas turmas elaboraram telas e azulejos com fauna e flora caraterísticas do Paul de Tornada, bem como fizeram pesquisas e trabalhos visando a criação do um site com informação acerca das mesmas.

Segundo a professora Ana Sofia Silva, o projeto nasceu na aula de cidadania “comigo como diretora de turma e a professora Maria de Lurdes Graça, onde nós queríamos desenvolver um projeto interdisciplinar e questionámos os alunos sobre que tipo de temas gostariam de desenvolver e ambas as turmas referiram animais e plantas, e foi a partir dai que pensámos numa iniciativa que tivesse impacto também fora da escola”. Contactaram as responsáveis pelo Paul de Tornada, que abraçaram o projeto.

Após uma visita de estudo com os estudantes do 2º ciclo ao Paul de Tornada, foi lançado um desafio para a recuperação de azulejos da biodiversidade do Paul. Numa articulação entre o Clube do Empreendedorismo e a turma 6ºC, o professor Fernando Pereira realizou duas sessões de pintura de azulejos sobre a fauna e flora do Paul de Tornada.

“Não tínhamos postes suficientes para os trabalhos de todos os alunos, então a turma 6.º D fez as telas que estão expostas numa das salas no interior do edifício no Paul de Tornada e o 6º C fez os azulejos”, contou Ana Sofia Silva.

O QR-Code foi criado depois do site ter sido feito de raiz pela professora com a revisão científica das responsáveis do Paul de Tornada e da docente de ciências para que “estivesse tudo cientificamente”. “Os alunos ajudaram na pesquisa e quisemos estimulá-los a fazer o projeto com rigor”, adiantou.

A professora considera que a escola “não tem que ser só dentro da sala de aula porque é na vertente prática que também se aprende e é preciso abrir as portas à comunidade e às famílias”.

Este projeto demorou dois anos a realizar devido a alguns constrangimentos devido à pandemia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldense no top 12 do concurso Miss Portugal

Érica Batim Moreira representou Caldas da Rainha no concurso Miss Portugal 2024, destacando-se ao ser selecionada para o top 12, onde estavam concorrentes de Amarante, Ourém, Viana do Castelo, Vizela, Oliveira do Bairro, Sintra, Paços de Ferreira, Ponta Delgada, Seixal, Vila Nova de Cerveira e Seia.

batim site 1

Apartamento assaltado

Um apartamento foi assaltado na manhã do passado dia 18 na Travessa do Sol Nascente (junto ao Campo da Feira), nas Caldas da Rainha.

FootMania concentra dezenas de equipas de futebol juvenil

Entre 26 de junho e 7 de julho, Caldas da Rainha volta a acolher o FootMania, torneio internacional de futebol juvenil, que envolve a participação de jovens nacionais e estrangeiros, seus treinadores, dirigentes e familiares.