Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 27° C
19° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 28° C
19° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 32° C

Morreu fundadora de academia de dança

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A fundadora da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, Maria Graça Bessa, morreu na passada segunda-feira nas Caldas da Rainha, aos 84 anos, revelou a agência Lusa.

A fundadora da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, Maria Graça Bessa, morreu na passada segunda-feira nas Caldas da Rainha, aos 84 anos, revelou a agência Lusa.

Nascida a 12 de julho de 1938, Maria Graça Bessa iniciou os estudos de ballet em Lisboa e prosseguiu a aprendizagem em Londres, tendo desenvolvido a maior parte da sua carreira como bailarina do Ballet Gulbenkian.

Em 1982, juntamente com o marido, António Rodrigues, fundou a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, que ambos dirigiram até 2003, com o objetivo de proporcionarem aos alunos a possibilidade de adquirirem a proficiência necessária ao desempenho da profissão de bailarino, para que pudessem competir no mercado internacional.

Dez anos depois, na sequência do trabalho desenvolvido, Maria Graça Bessa e António Rodrigues fundaram também a CeDeCe (Companhia de Dança Contemporânea) em Setúbal, que mais tarde, devido à insuficiência de apoios financeiros, decidiram transferir para Alcobaça.

Maria Graça Bessa, que se tornou uma figura incontornável da cultura na cidade de Setúbal e no país desde o final do século passado, foi distinguida em 1999 pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Comendador do Mérito.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Barcos com História” em exposição em Alfeizerão

“Barcos com História” é como se designa a exposição de modelismo estático de Aníbal Figueiredo que está patente até 31 de julho no espaço Baú das Memórias, em Alfeizerão.Trata-se de uma mostra de 17 miniaturas em madeira que representam barcos que de uma forma ou outra marcaram a história.

Barcos 1

Líder do PCP diz que a construção do novo hospital do Oeste é uma opção do Governo 

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, esteve na Festa de Verão do PCP, junto ao Penedo Furado, na Foz do Arelho, no passado dia 14, e disse que a construção do novo hospital do Oeste nesta legislatura é “uma questão de opção do Governo”. “Não me venham dizer que não há dinheiro, é mentira. São precisas opções”, afirmou.

PCP 1

Novo presidente do Rotary quer ajudar os bombeiros com a compra de aparelhos respiratórios

O empresário Luiz Gomes assumiu, no passado dia 8, a liderança do Rotary Club das Caldas da Rainha, sucedendo na função a Hélia Silva na cerimónia de transmissão de tarefas que decorreu no restaurante “A Lareira”, com o lema “A Magia do Rotary”, numa alusão à capacidade que cada rotário tem em melhorar a comunidade onde se enquadra.

presidente 1