Q

Previsão do tempo

26° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 28° C
27° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 28° C
28° C
  • Monday 31° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 30° C

“A Farmácia vai à Escola” com o Grupo Correia Rosa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“A aquisição de hábitos e conceitos para um estilo de vida saudável deve começar desde cedo, quer em casa quer no ambiente escolar, sendo mais fácil e intuitiva a sua integração futura na vida quotidiana”.
Uma das sessões no Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha

“A aquisição de hábitos e conceitos para um estilo de vida saudável deve começar desde cedo, quer em casa quer no ambiente escolar, sendo mais fácil e intuitiva a sua integração futura na vida quotidiana”.

Foi esta a razão, e consciente da importância da intervenção do farmacêutico na comunidade, que o Grupo Correia Rosa (Farmácia Rosa, Farmácia Caldense e Farmácia Santa Catarina) criou em 2002 um projeto atualmente denominado ‘A Farmácia vai à Escola’, com a missão de intervir precocemente na educação e promoção da saúde nas escolas.

Este projeto consiste na realização de ações de sensibilização sobre os mais variados temas, destinadas ao pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico de diversas escolas do concelho de Caldas da Rainha e Óbidos, visando sempre a educação para a saúde.

De acordo com o solicitado pelas escolas, poderão também ser feitas apresentações para o 2º e 3º ciclo, ensino secundário e Universidade Sénior.

“Acreditamos no nosso papel fundamental enquanto farmacêuticos e profissionais de saúde na divulgação deste conceito tão amplo e tão vital para todos, especialmente para as crianças, que serão os adultos do futuro”, manifesta o Grupo Correia Rosa, fazendo notar que “a intervenção na saúde pública é uma das competências consideradas pela Ordem dos Farmacêuticos na área da Farmácia Comunitária”. “O farmacêutico deverá desenvolver atividades de cuidados preventivos que promovam a saúde pública e previnam a doença, e fornecer materiais educacionais para a gestão da saúde, bem como desenvolver programas de promoção da saúde e prevenção da doença, que sejam aplicáveis a todas as populações, grupos etários e níveis de literacia em saúde”, acrescenta.

O primeiro tema abordado foi a higiene oral, mas mais tarde, em 2013, alargou-se o leque de temas e escolas abrangidas pelas ações de formação, o que tornou premente a criação do projeto ‘A Farmácia vai à Escola’. Este é, então, um projeto de promoção da saúde, que tem crescido e se tem mantido sustentável, desde há vinte anos.

A missão do projeto é simples. Consiste na apresentação de temas relacionados com saúde e bem-estar às crianças, de forma simples e educativa, permitindo a sua aprendizagem de uma maneira divertida, minimizando o medo do profissional de saúde e da ‘bata branca’ e contribuindo para o aumento da literacia em saúde e para a promoção da saúde junto dos mais novos, que por sua vez influenciarão os mais crescidos e as futuras gerações.

A equipa do ‘A Farmácia vai à Escola’ é composta por seis elementos, entre os quais duas farmacêuticas com Certificado de Competências Pedagógicas do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Este projeto consiste na realização de ações de sensibilização, destinadas a alunos a partir do pré-escolar de diversas escolas dos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos, que visam temas direcionados à educação para a saúde. No início de cada ano letivo é feita uma calendarização dos temas a apresentar em cada escola.

A abordagem aos temas é feita por meio de slides didáticos, podendo haver outras ações complementares para facilitar a aprendizagem como leitura de livros, jogos, questionários, entre outros.

São abordados temas como “Cuidar do Corpo e da Mente” (alimentação saudável, cuidados com o corpo, cuidados com a postura, o amargo do açúcar, saúde oral, o sono, primeiros socorros e ossos e músculos), “Patologias na infância” (diabetes infantil, nutrição e obesidade infantil, e pele atópica), “Sazonais” (cuidados com o sol, piolhos, o sistema respiratório (gripes e constipações) e Covid-19, e “O mundo dos medicamentos” (segurança no uso de medicamentos, vacinas e Valormed).

Este projeto inovador contempla a saída do profissional de saúde do seu local de trabalho, e a sua deslocação física a locais estratégicos da comunidade que serve (neste caso, escolas do concelho e concelho limítrofe).

Ao longo dos anos, ‘A Farmácia vai à Escola’ tem vindo a crescer, chegando a mais escolas e a mais alunos, diversificando o nível escolar a quem se destina, aumentando o leque de temas disponíveis e ampliando, inclusive, a sua equipa.

A avaliação feita pelos professores é muito positiva, tendo feito comentários elogiosos.

Este ano foram realizadas várias sessões nas escolas. Por exemplo, os alunos do 1º ano do Colégio Rainha D. Leonor e as crianças do jardins de infância do Carvalhal Benfeito e de Santa Catarina foram sensibilizados para a importância de tomar consciência dos cuidados a ter com o corpo.

Os cuidados com a postura foram explicados às crianças do 1º, 2º e 3ºs anos da Escola Básica de Santa Catarina, enquanto que o 4º ano do Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha foi alertado para os riscos da má alimentação, sedentarismo e excesso de peso.

Uma das atividades desenvolvidas com os alunos do 2º ano do Colégio Rainha D. Leonor foi levar pacotes de açúcar para exemplificar a quantidade de açúcar presente em alguns alimentos e bebidas.

Nas escolas básicas das Relvas e de Carvalhal Benfeito foram explicados os cuidados básicos referentes os primeiros socorros e de como atuar perante um pequeno acidente.

Dormir é importante em todas as idades, mas nas crianças dormir bem é fundamental para o seu crescimento. Assim, foi levado o tema do sono a duas turmas de 8º ano da Escola Básica e Integrada de Santa Catarina.

Participam neste projeto Catarina Tacanho, Gabriela Moleiro, Inês Costa, Maria João Carlos, Marta Matias, Vanessa Azevedo, Margarida Jacinto e Rafaela Pereira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.

Duas ações de limpeza do areal da Foz do Arelho

No âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, a 21 de setembro, entre as 09h30 e as 13h00, vai realizar-se a 4ª edição da iniciativa Inatel Praia Limpa para recolha de lixo na praia da Lagoa, na Foz do Arelho.