“A aquisição de hábitos e conceitos para um estilo de vida saudável deve começar desde cedo, quer em casa quer no ambiente escolar, sendo mais fácil e intuitiva a sua integração futura na vida quotidiana”.
Foi esta a razão, e consciente da importância da intervenção do farmacêutico na comunidade, que o Grupo Correia Rosa (Farmácia Rosa, Farmácia Caldense e Farmácia Santa Catarina) criou em 2002 um projeto atualmente denominado ‘A Farmácia vai à Escola’, com a missão de intervir precocemente na educação e promoção da saúde nas escolas.
Este projeto consiste na realização de ações de sensibilização sobre os mais variados temas, destinadas ao pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico de diversas escolas do concelho de Caldas da Rainha e Óbidos, visando sempre a educação para a saúde.
De acordo com o solicitado pelas escolas, poderão também ser feitas apresentações para o 2º e 3º ciclo, ensino secundário e Universidade Sénior.
“Acreditamos no nosso papel fundamental enquanto farmacêuticos e profissionais de saúde na divulgação deste conceito tão amplo e tão vital para todos, especialmente para as crianças, que serão os adultos do futuro”, manifesta o Grupo Correia Rosa, fazendo notar que “a intervenção na saúde pública é uma das competências consideradas pela Ordem dos Farmacêuticos na área da Farmácia Comunitária”. “O farmacêutico deverá desenvolver atividades de cuidados preventivos que promovam a saúde pública e previnam a doença, e fornecer materiais educacionais para a gestão da saúde, bem como desenvolver programas de promoção da saúde e prevenção da doença, que sejam aplicáveis a todas as populações, grupos etários e níveis de literacia em saúde”, acrescenta.
O primeiro tema abordado foi a higiene oral, mas mais tarde, em 2013, alargou-se o leque de temas e escolas abrangidas pelas ações de formação, o que tornou premente a criação do projeto ‘A Farmácia vai à Escola’. Este é, então, um projeto de promoção da saúde, que tem crescido e se tem mantido sustentável, desde há vinte anos.
A missão do projeto é simples. Consiste na apresentação de temas relacionados com saúde e bem-estar às crianças, de forma simples e educativa, permitindo a sua aprendizagem de uma maneira divertida, minimizando o medo do profissional de saúde e da ‘bata branca’ e contribuindo para o aumento da literacia em saúde e para a promoção da saúde junto dos mais novos, que por sua vez influenciarão os mais crescidos e as futuras gerações.
A equipa do ‘A Farmácia vai à Escola’ é composta por seis elementos, entre os quais duas farmacêuticas com Certificado de Competências Pedagógicas do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Este projeto consiste na realização de ações de sensibilização, destinadas a alunos a partir do pré-escolar de diversas escolas dos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos, que visam temas direcionados à educação para a saúde. No início de cada ano letivo é feita uma calendarização dos temas a apresentar em cada escola.
A abordagem aos temas é feita por meio de slides didáticos, podendo haver outras ações complementares para facilitar a aprendizagem como leitura de livros, jogos, questionários, entre outros.
São abordados temas como “Cuidar do Corpo e da Mente” (alimentação saudável, cuidados com o corpo, cuidados com a postura, o amargo do açúcar, saúde oral, o sono, primeiros socorros e ossos e músculos), “Patologias na infância” (diabetes infantil, nutrição e obesidade infantil, e pele atópica), “Sazonais” (cuidados com o sol, piolhos, o sistema respiratório (gripes e constipações) e Covid-19, e “O mundo dos medicamentos” (segurança no uso de medicamentos, vacinas e Valormed).
Este projeto inovador contempla a saída do profissional de saúde do seu local de trabalho, e a sua deslocação física a locais estratégicos da comunidade que serve (neste caso, escolas do concelho e concelho limítrofe).
Ao longo dos anos, ‘A Farmácia vai à Escola’ tem vindo a crescer, chegando a mais escolas e a mais alunos, diversificando o nível escolar a quem se destina, aumentando o leque de temas disponíveis e ampliando, inclusive, a sua equipa.
A avaliação feita pelos professores é muito positiva, tendo feito comentários elogiosos.
Este ano foram realizadas várias sessões nas escolas. Por exemplo, os alunos do 1º ano do Colégio Rainha D. Leonor e as crianças do jardins de infância do Carvalhal Benfeito e de Santa Catarina foram sensibilizados para a importância de tomar consciência dos cuidados a ter com o corpo.
Os cuidados com a postura foram explicados às crianças do 1º, 2º e 3ºs anos da Escola Básica de Santa Catarina, enquanto que o 4º ano do Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha foi alertado para os riscos da má alimentação, sedentarismo e excesso de peso.
Uma das atividades desenvolvidas com os alunos do 2º ano do Colégio Rainha D. Leonor foi levar pacotes de açúcar para exemplificar a quantidade de açúcar presente em alguns alimentos e bebidas.
Nas escolas básicas das Relvas e de Carvalhal Benfeito foram explicados os cuidados básicos referentes os primeiros socorros e de como atuar perante um pequeno acidente.
Dormir é importante em todas as idades, mas nas crianças dormir bem é fundamental para o seu crescimento. Assim, foi levado o tema do sono a duas turmas de 8º ano da Escola Básica e Integrada de Santa Catarina.
Participam neste projeto Catarina Tacanho, Gabriela Moleiro, Inês Costa, Maria João Carlos, Marta Matias, Vanessa Azevedo, Margarida Jacinto e Rafaela Pereira.
0 Comentários