Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 27° C
19° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 28° C
19° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 32° C

Urgência de Pediatria nas Caldas mantém-se aberta sem interrupção

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde definiu que o Serviço de Urgência de Pediatria da unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) vai permanecer aberto todos os dias, sem interrupção, entre os meses de julho a setembro.
Plano do Serviço Nacional de Saúde para o verão deixa urgência pediátrica aberta

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde definiu que o Serviço de Urgência de Pediatria da unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) vai permanecer aberto todos os dias, sem interrupção, entre os meses de julho a setembro.

Um plano delineado para o verão, para maximizar os recursos disponíveis, define que na região norte, centro e no Alentejo todos os 21 serviços de urgência de pediatria vão funcionar de forma ininterrupta, mas na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se insere o CHO, dos catorze serviços apenas oito não vão parar, e seis vão estar abertos por turnos ou com constrangimentos.

Na unidade do CHO em Torres Vedras irá admitir doentes entre as nove da manhã e a nove da noite, assim como o Hospital de Loures, que suspende a atividade de sexta-feira a domingo.O Hospital de São Francisco Xavier admitirá até às dez da noite.

O Hospital de Torres Novas suspenderá a atividade ao fim-de-semana de quinze em quinze dias. O Centro Hospitalar Barreiro Montijo suspende das nove da manhã de terça-feira às nove da manhã de quinta-feira (coincidente com a suspensão da atividade do bloco de partos). O Centro Hospitalar de Setúbal suspende das nove da noite de sexta-feira às nove da manhã de segunda-feira, de quinze em quinze dias (coincidente com a suspensão da atividade do bloco de partos).

Na região do Algarve, a urgência de pediatria estará em funcionamento pleno em pelo menos um dos polos – Faro ou Portimão.

É referida a importância de, antes do recurso a unidades de saúde, se contactar previamente o SNS 24 (808 24 24 24). Em situações de emergência, o contacto deve ser feito diretamente para o 112.

De acordo com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, “os constrangimentos ao regular funcionamento dos serviços de urgência de pediatria ocorriam de forma indesejável, com suspensões não planeadas da atividade, e caso não fossem tomadas decisões de reorganização, o mais natural é que tal se agravasse, com consequências imprevisíveis no atendimento às crianças e adolescentes”.

“Esta situação tem um impacto relevante nas pessoas, que nem sempre possuem informação atempada sobre o seu funcionamento, bem como cria uma ideia de alarme social na população, que afasta os cidadãos e os profissionais do Serviço Nacional de Saúde”, sublinha.

A decisão deste planeamento prende-se com o período de férias (mais intenso nos meses de julho a setembro), com redução da disponibilidade dos profissionais, obrigando a um plano sazonal específico.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Líder do PCP diz que a construção do novo hospital do Oeste é uma opção do Governo 

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, esteve na Festa de Verão do PCP, junto ao Penedo Furado, na Foz do Arelho, no passado dia 14, e disse que a construção do novo hospital do Oeste nesta legislatura é “uma questão de opção do Governo”. “Não me venham dizer que não há dinheiro, é mentira. São precisas opções”, afirmou.

PCP 1

Novo presidente do Rotary quer ajudar os bombeiros com a compra de aparelhos respiratórios

O empresário Luiz Gomes assumiu, no passado dia 8, a liderança do Rotary Club das Caldas da Rainha, sucedendo na função a Hélia Silva na cerimónia de transmissão de tarefas que decorreu no restaurante “A Lareira”, com o lema “A Magia do Rotary”, numa alusão à capacidade que cada rotário tem em melhorar a comunidade onde se enquadra.

presidente 1

Escultura de homenagem à PSP deixa polícias emocionados pela ligação à comunidade

Foi inaugurada na passada sexta-feira uma escultura de homenagem à PSP na sede da Divisão Policial das Caldas da Rainha, a propósito dos 150 anos do Comando Distrital. Peça da autoria de Carlos Oliveira em parceria com a empresa MVC Portuguese Limestones, representa “um gesto de apreço pela entrega abnegada dos nossos polícias no que fazem na defesa dos que mais precisam”, considerou o superintendente, Luís Carrilho, diretor nacional da PSP, presente na cerimónia.

escultura1 1