Na continuidade das comemorações dos 120 anos da Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO), prossegue o ciclo de tertúlias mensais, discutindo temas diferentes, desta vez sobre famílias empresárias – gestão familiar nos negócios.
Terá lugar no dia 25 de junho, pelas 17h30, no Céu de Vidro do Parque D. Carlos I, em Caldas da Rainha.
O objetivo será o envolvimento de diversos agentes económicos da região, bem como de algumas personalidades de relevo para o setor, com vista à discussão e troca de boas práticas que podem conduzir à adoção de novos procedimentos e estratégias.
Em Portugal estima-se que mais de 70% das empresas sejam familiares, sendo responsáveis por 65% dos empregos (dados de 2021 da Associação Portuguesa de Empresas Familiares).
As empresas familiares desempenham um papel significativo na economia local. São caraterizadas por serem propriedade e administradas por membros da mesma família, o que muitas vezes resulta numa gestão orientada por valores familiares e uma forte ligação com a comunidade.
Muitas vezes estas empresas têm um conhecimento e uma compreensão maior das preferências do consumidor local e são capazes de oferecer produtos e serviços personalizados.
No entanto, a sucessão é um aspeto crítico, e garantir uma transição suave de liderança entre as gerações é essencial para a continuidade dos negócios.
A profissionalização e a adoção de práticas modernas de gestão são cada vez mais reconhecidas como necessárias para enfrentar os desafios competitivos e garantir o crescimento sustentável.
0 Comentários