Nove projetos de empreendedorismo ligados à região foram apresentados no dia 6 de junho na ETEO – Escola Técnica Empresarial do Oeste, no âmbito do evento Empreendo-Tur 2023.
As ideias de negócio foram desenvolvidas pelos estudantes do 2º ano do curso de Técnico de Turismo durante o ano letivo, em parceria com empresas, instituições e juntas de freguesia.
Cada grupo de alunos tinha um stand onde apresentou a sua ideia. A iniciativa destacou-se pela diversidade de temas e demonstrou, uma vez mais, que os alunos “estão sensíveis para projetos mais sustentáveis e que ajudam a promover o nosso território”, referiu a professora Susana da Cunha, responsável pelos projetos e coordenadora do curso de Técnico de Turismo.
Três projetos estão ligados à freguesia do Landal e promovem a codorniz.
Duas ideias estão relacionadas com a Foz do Arelho. Uma delas é a promoção do kite-surf na Lagoa e a outra é a criação de uma ponte pedonal na Lagoa de Óbidos.
Foram apresentadas ainda outras oportunidades de negócios, como o “Chá da Rainha”, “Hostel – A Estação”, “Tabuleiros Flutuantes” e “Xadrez da Rainha.
Empresários, autarcas e entidades ligadas ao turismo foram convidados a conhecer as ideias dos alunos.
De acordo com a professora, todos estes projetos foram trabalhados “em coordenação com a autarquia, Juntas de Freguesia da Foz do Arelho e Landal, tecido empresarial, indústrias e associações, porque o nosso objetivo é fazer da escola uma espécie de incubadora de ideias que depois se possam concretizar”.
Projetos
Susana da Cunha deu o exemplo do projeto do “Kitesurf Day” que querem materializar, trazendo para esta região um Campeonato Internacional de Kitesurf, para que a ETEO “fique associada ao evento”. “Pretende-se propor à Federação Nacional de Vela a organização do campeonato com o objetivo de captar turistas e mais praticantes deste desporto”, explicou a docente, acrescentando ainda que “com este projeto pretende-se organizar uma palestra temática sobre a modalidade com a colaboração da autarquia e Junta de Freguesia da localidade. A ideia foi desenvolvida pela professora e os alunos Joana Aurélio e Joana Marques.
A professora destacou ainda o projeto “Chá da Rainha”, que nasceu de uma ideia desenvolvida pelos estudantes Filipa Franklim e Miguel Machado com a empresa Infusa, que ajudou a criar um chá, cujos ingredientes tivessem por base as caraterísticas físicas e psicológicas da Rainha D. Leonor. “O intuito é que a empresa Infusa produza e venda o chá e que o Município também o promova no Hospital Termal”, contou a docente.
Segundo esta responsável, o “Chá da Rainha” é uma “tisana idealizada a partir do número 7, símbolo da perfeição, caraterística evidente na personalidade da Rainha. A camomila representa os cabelos loiros da Rainha, a alfazema os seus olhos azuis, a canela de ceilão e cardamomo destaca a época áurea dos descobrimentos e o espírito visionário da Rainha, a pêra rocha a sua doçura enquanto mulher e por fim, a cidreira e lúcia-lima o seu caráter seguro e empreendedor”.
A ETEO criou ainda uma caixa composta pelo chá e uma chávena que se pretende comercializar na escola.
A coordenadora do curso enalteceu também o projeto ligado ao Landal, intitulado “Codorniz em Viagem”, que ganhou o primeiro prémio no concurso de empreendedorismo das escolas promovido pela AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste.
Este projeto desenvolvido por Carolina Tomaz e Nicole Silvestre baseia-se na ideação de uma empresa comercial de conservas de codorniz do Landal, cuja produção foi proposta à empresa Nobre.
A receita foi inspirada na tradicional receita da codorniz de escabeche, confecionada nos principais restaurantes locais e no Festival da Codorniz. O design da lata e todo o marketing de vendas ficará a cargo da empresa criada para o efeito pelas alunas participantes no Empreendotur. A distribuição será feita a partir de um ponto comercial móvel, uma carrinha de food truck, e numa forte aposta no mercado online.
É, segundo as alunas, um produto essencialmente turístico, uma vez que, ao “centrar-se num recurso endógeno do concelho das Caldas da Rainha, pretende resolver estrategicamente a comercialização e o transporte deste produto gastronómico, que poderá ser comprado como souvenir pelo turista nacional e estrangeiro”. Uma das inovações é a personalização da lata de conserva, no momento da compra, com o nome da pessoa à qual o produto se destina.
Ligado também à freguesia do Landal está o projeto “Escultura de Metal”, realizado pelas alunas Íris Pinto e Matilde Pereira. Este projeto surgiu a partir de uma conversa estabelecida com o presidente da junta de freguesia do Landal, Armando Monteiro, com o propósito de sugerir a criação de um protótipo de uma escultura em metal de uma codorniz, símbolo da freguesia do Landal.
A docente falou ainda da ideia da “Ponte Pedonal”, que se centra na proposta de unir a Foz do Arelho ao Bom Sucesso. O projeto é realizado por Matilde Bento e Rafaela Neves.
Destaque ainda para a ideia de negócio dos tabuleiros flutuantes. A empresa Uber Picnic desenvolveu a ideia de criar um pacote turístico que pudesse colocar em evidência alguns produtos endógenos da região Oeste. Estes produtos, apresentados num menu disponível ao cliente para que possa escolher quais pretende degustar, serão servidos em tabuleiros flutuantes ou kits de piquenique, conforme a ocasião para a qual se pretende o produto. O projeto foi desenvolvido por Ednilson Cardoso e Érica Rocha.
Foi apresentado ainda o projeto “Hostel-A-Estação” que tem como base a criação de um Hostel Junto da estação de caminho de ferro na vila de Óbidos, concretamente no antigo armazém de cargas e descargas. O projeto é das alunas Marta Gaspar e Nádia Melim.
Foi igualmente apresentada a ideia do “Xadrez da Rainha”, elaborado por Ana Ferreira e Duarte, que tem como propósito a criação de uma escultura pública de vulto interativa, idealizada para promover o turismo cultural da cidade das Caldas da Rainha. O xadrez é “símbolo da luta pelo equilíbrio interior e as suas cores, preto e branco, que se identificam com os conceitos Yin e Yang, representam a dualidade do mundo e de tudo o que existe nele”.
0 Comentários