Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 26° C
13° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 26° C
13° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 29° C
  • Monday 28° C

Abriu galeria de arte no Caldas Shopping

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Chama-se “A ART 4 Family” e a exposição inaugural conta com artistas nacionais e estrangeiros numa mostra coletiva que se divide por três espaços, com o objetivo de divulgar e comercializar várias “formas de arte e fomentar o convívio entre os apreciadores e os artistas”. Localizada no Caldas Shopping, na Rua Raúl Proença, n.º 71 – Lojas  12, 16 […]
A ART 4 Family resulta da paixão desta família

Chama-se “A ART 4 Family” e a exposição inaugural conta com artistas nacionais e estrangeiros numa mostra coletiva que se divide por três espaços, com o objetivo de divulgar e comercializar várias “formas de arte e fomentar o convívio entre os apreciadores e os artistas”.

Localizada no Caldas Shopping, na Rua Raúl Proença, n.º 71 – Lojas  12, 16 e 20 (rés-do-chão), o espaço promete afigurar-se como um local de destaque na “rota de arte” das Caldas da Rainha, revelou o médico oftalmologista João Paulo Cunha, que é o responsável por este novo projeto.

Inaugurada no dia 3 de junho, “A ART 4 Family ” resulta da paixão de João Paulo Cunha e sua família pela arte, que viu num espaço “inaproveitado” a oportunidade certa para investir no mundo artístico.

“A galeria sai do meu gosto e também da paixão da minha esposa e duas filhas pela arte que sempre apreciámos”, contou o médico proprietário da Associação Médica Olhar (AMO), clínica especializada na prestação de cuidados de saúde na área da oftalmologia, com instalações em Lisboa e Caldas da Rainha.

galeria 2 1

Exposição inaugural conta com artistas nacionais e estrangeiros

“O nosso slogan é “Família, o berço da arte…” porque é na infância que nós estimamos o gosto por todos os tipos e formas de arte e onde apreciamos a vida de forma artística”, relatou o responsável, acrescentando que tem “pessoas na família (tias) que pintavam de forma amadora mas que tinham as suas profissões tal como eu que sou médico”.

Numa das lojas existe o cantinho da família com obras antigas de “pessoas nascidas no século XIX da nossa família que pintavam”, referiu, destacando um quadro antigo que foi pintado num tampo de sanita antigo.

“Havia este espaço com muita luz natural inaproveitado e achei por bem entrar neste mundo da arte. Conheço alguns pintores que me interessam e daí ter enveredado por esta área”, adiantou.

Iniciaram o projeto com pintura, mas a intenção é ter obras de cerâmica e escultura e ainda fotografia, outra forma de arte muito apreciada pelo médico. O objetivo é também ligar a arte à decoração.

Queremos envolver neste projeto os alunos da ESAD CR”

João Paulo Cunha quer envolver neste projeto os alunos da ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. “Queremos que os alunos de artes venham ter connosco para nós promovermos o trabalho deles, dando-lhes a oportunidade de mostrarem as suas obras”, explicou.

O responsável quer que sejam alunos da ESAD.CR que colaborem e dinamizem a “A ART 4 Family”.

O médico tem ainda o sonho de comprar um prédio nas Caldas e montar uma República para os estudantes da escola de artes.

No andar de cima do Caldas Shopping João Paulo Cunha adquiriu mais um espaço para apoiar a sustentabilidade num projeto de restauro de móveis antigos. “Queremos que as pessoas percebam que móveis antigos e de qualidade podem ter design e fazer parte da decoração de espaços especiais”, relatou.

Residente em Lisboa, o médico oftalmologista diz que a aposta num novo projeto nas Caldas é porque simpatiza com esta terra. “Não tenho ninguém de família nas Caldas. Os meus pais viveram os últimos dias da vida deles no Condomínio Dom Dinis e nós gostamos muito da região Oeste”, indicou, revelando que a galeria dedicada à arte é também uma forma de agradecer “o que os caldenses têm feito por nós”, porque este verão faz 27 anos que presta cuidados de saúde nas Caldas.

A vereadora Conceição Henriques, com o pelouro da cultura, esteve presente na inauguração da “A ART 4 Family” e enalteceu o projeto, manifestando que “faltava na cidade uma galeria de arte deste género e com esta dinâmica e ambição”. “A atividade artística e artes performativas estão muito ativas no concelho e este espaço vem enriquecer a nossa cidade no campo da cultura”, salientou, destacando o espaço “nobre, central e que ganhou vida”.

galeria 3

Um brinde ao novo projeto

As paredes das lojas 12, 16 e 20 do Caldas Shopping estão revestidas com obras de arte (acrílicos e óleos) de diversos artistas nacionais e internacionais.

Na sala principal destacam-se obras de Maria de Fátima Silva (1948)que nasceu em Santo Tirso e reside em Leiria. Tem participado em numerosas exposições individuais e coletivas. Estão também presentes pinturas de Michael Mey, artista emergente conhecido pelas suas representações cativantes de mulheres em movimento, particularmente bailarinas e dançarinas. Com uma mistura única de técnicas tradicionais e experimentais, Mey cria obras que não apenas capturam a graça e a beleza da forma feminina, mas também contam uma história através do movimento e da expressão.

Nas restantes duas salas estão expostas pinturas da coleção particular dos quais se destacam os seguintes artistas: Alex Dudek XXI, polaco, Alexander Vasilevich de Grodno, bielorrusso, Carel, Cristian Mesa Velázquez, Leandro Mukay, Reinier Nogueras e Jesus Betancourt, todos de Cuba.

Destaque ainda para a artista polaca Maria Sochaczewska e Pablo Pint, residente em Espanha.

O espaço conta igualmente com obras de Reyes García artista espanhol, Cara Camy, artista italiana, Thierry Auger nascido em França, Yadiel González, espanhola, e Yuri Denissov, famoso artista-pintor francês.

A próxima coleção será dedicada a Street Art e Pop Art.

“A ART 4 Family ” está aberta ao público de segunda a sexta das 14h00 às 19h00 e aos sábados das 10 às 14 horas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Despiste de carro contra poste de eletricidade mata condutor

Um homem de 49 anos morreu na manhã da passada sexta-feira na sequência do despiste da viatura ligeira que conduzia contra um poste de eletricidade na Rua das Arroteias, entre a povoação de Espinheira e a variante da Foz do Arelho, no concelho das Caldas da Rainha.

despiste1

Câmara vai avançar com requalificação da entrada norte da cidade

A Câmara das Caldas da Rainha quer colocar em prática o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável das Caldas da Rainha (PMUS Caldas da Rainha) que foi desenvolvido entre 2018 e 2019 pela MPT, empresa de planeamento e gestão da mobilidade.

“Estudámos o plano e ressuscitámo-lo e agora sentimos a necessidade de revê-lo e atualizá-lo à realidade atual das Caldas da Rainha pela necessidade que temos de “reforçar o papel dos parques de estacionamento para dissuasão do estacionamento na via pública”, anunciou o vice-presidente da autarquia, Joaquim Beato.

mobilidade