Alunas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) participaram num concurso que visou promover e debater a importância da mulher nas cozinhas de grandes restaurantes.
A iniciativa, designada “EstrELA Monumental”, foi promovida pelo Grupo FF, que entre outros estabelecimentos detém o restaurante Mosteiro do Leitão, na Batalha, tendo-se dividido em duas categorias, cozinha e pastelaria, procurando divulgar a criatividade e a inovação privilegiando os produtos endógenos e sazonais.
O desafio era a criação de uma entrada, um prato original e uma sobremesa pelas concorrentes e avaliados por um júri, tendo em conta, para além do sabor e a apresentação, a criatividade, inovação e técnica na execução da receita e ainda a qualidade dos produtos endógenos utilizados bem como os seus complementos nutricionais.
Onze alunas da EHTO, dos cursos de Gestão e Produção de Cozinha, Gestão e Produção de Pastelaria e Técnicas de Cozinha e Pastelaria, aceitaram participar e ao longo de três meses de pesquisa e preparação foram criando os pratos, apresentados no passado dia 9, nas instalações da escola nas Caldas da Rainha.
As vencedoras, Inês Silvestre (entrada), Leonor Tarenta (prato principal) e Ivânia Oliveira (sobremesa) foram presenteadas com um troféu, um emblema com o logotipo do evento para exibirem na sua jaleca e um cabaz Makro.
Terão também incluída a sua receita na nova carta oficial da ementa de verão do Mosteiro do Leitão, em que parte do valor será doado entre setembro/outubro a instituições de solidariedade (referentes a causas femininas) escolhidas pelas vencedoras. Há ainda a oferta de uma experiência numa feira de gastronomia presenciada com a equipa Makro.
Inês Silvestre (Curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria) apresentou como entrada croquete de leitão com maionese de laranja. Nesta categoria participaram ainda Beatriz Costa (espetadas de camarão), Joana António (brás de morcela com cogumelos e gel chutney de maçã) e Paula (“para partilhar”).
Leonor Tarenta (Curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria) fez frango da púcara com molho de leitão e maçã de Alcobaça grelhada. Concorreram também Francisca Magalhães (linguine de navalheira) e Juelma Dju (“siga”).
Ivânia Oliveira (Curso de Gestão e Produção de Pastelaria) preparou como sobremesa “delícia da nossa região”.
Nataliia Babaieva elaborou um copo de morangos e pera rocha do Oeste, Jéssica Rodrigues semi frio de maçã de Alcobaça e Suênia Gomes monoffee.
“São muitas as desigualdades em todos os setores empresariais e pegando no caso das cozinhas não se pode continuar a desperdiçar grandes mulheres em cargos de liderança”, manifestou Zita Freire, CEO do Grupo FF.
Zita Freire tem uma posição bem vincada no que toca à luta por direitos iguais para mulheres e homens.
“Não há nenhuma mulher portuguesa com Estrela Michelin, as mulheres ainda são vistas com desconfiança e sentem a necessidade de demonstrar melhores resultados, cometer menos erros e dar mais garantias da sua qualidade, pela desconfiança crónica que existe por simplesmente serem mulheres”, comentou.
O júri que definiu as três vencedoras foi constituído por Zita Freire, pela chefe Tânia Pereira (pastelaria), pelo chefe Vasco Pereira (entrada, prato principal), e pelos chefes Ricardo Ferreira e Marina Braz (representantes da EHTO).
0 Comentários