Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 23° C
18° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 23° C
19° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 25° C

Concurso sublinha importância da mulher nas cozinhas de grandes restaurantes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Alunas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) participaram num concurso que visou promover e debater a importância da mulher nas cozinhas de grandes restaurantes.
Entrada de Inês Silvestre/ Prato principal de Leonor Tarenta /Sobremesa de Ivânia Oliveira

Alunas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) participaram num concurso que visou promover e debater a importância da mulher nas cozinhas de grandes restaurantes.

A iniciativa, designada “EstrELA Monumental”, foi promovida pelo Grupo FF, que entre outros estabelecimentos detém o restaurante Mosteiro do Leitão, na Batalha, tendo-se dividido em duas categorias, cozinha e pastelaria, procurando divulgar a criatividade e a inovação privilegiando os produtos endógenos e sazonais.

O desafio era a criação de uma entrada, um prato original e uma sobremesa pelas concorrentes e avaliados por um júri, tendo em conta, para além do sabor e a apresentação, a criatividade, inovação e técnica na execução da receita e ainda a qualidade dos produtos endógenos utilizados bem como os seus complementos nutricionais.

Onze alunas da EHTO, dos cursos de Gestão e Produção de Cozinha, Gestão e Produção de Pastelaria e Técnicas de Cozinha e Pastelaria, aceitaram participar e ao longo de três meses de pesquisa e preparação foram criando os pratos, apresentados no passado dia 9, nas instalações da escola nas Caldas da Rainha.

As vencedoras, Inês Silvestre (entrada), Leonor Tarenta (prato principal) e Ivânia Oliveira (sobremesa) foram presenteadas com um troféu, um emblema com o logotipo do evento para exibirem na sua jaleca e um cabaz Makro.

Terão também incluída a sua receita na nova carta oficial da ementa de verão do Mosteiro do Leitão, em que parte do valor será doado entre setembro/outubro a instituições de solidariedade (referentes a causas femininas) escolhidas pelas vencedoras. Há ainda a oferta de uma experiência numa feira de gastronomia presenciada com a equipa Makro.

Inês Silvestre  (Curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria) apresentou como entrada croquete de leitão com maionese de laranja. Nesta categoria participaram ainda Beatriz Costa (espetadas de camarão), Joana António (brás de morcela com cogumelos e gel chutney de maçã) e Paula (“para partilhar”).

Leonor Tarenta (Curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria) fez frango da púcara com molho de leitão e maçã de Alcobaça grelhada. Concorreram também Francisca Magalhães (linguine de navalheira) e Juelma Dju (“siga”).

Ivânia Oliveira (Curso de Gestão e Produção de Pastelaria) preparou como sobremesa “delícia da nossa região”.

Nataliia Babaieva elaborou um copo de morangos e pera rocha do Oeste, Jéssica Rodrigues semi frio de maçã de Alcobaça e Suênia Gomes monoffee.

“São muitas as desigualdades em todos os setores empresariais e pegando no caso das cozinhas não se pode continuar a desperdiçar grandes mulheres em cargos de liderança”, manifestou Zita Freire, CEO do Grupo FF.

Zita Freire tem uma posição bem vincada no que toca à luta por direitos iguais para mulheres e homens.

“Não há nenhuma mulher portuguesa com Estrela Michelin, as mulheres ainda são vistas com desconfiança e sentem a necessidade de demonstrar melhores resultados, cometer menos erros e dar mais garantias da sua qualidade, pela desconfiança crónica que existe por simplesmente serem mulheres”, comentou.

O júri que definiu as três vencedoras foi constituído por Zita Freire, pela chefe Tânia Pereira (pastelaria), pelo chefe Vasco Pereira (entrada, prato principal), e pelos chefes Ricardo Ferreira e Marina Braz (representantes da EHTO).

estrela2 1
estrela3 1
estrela4
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Obras vão melhorar segundo edifício da ESAD.CR

A melhoria do conforto e da segurança são o principal objetivo das obras de reabilitação do Edifício Pedagógico 2 da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), que vão custar cerca de 492 mil euros, pagos pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

obrasESAD

Crimes contra o património levam à prisão

Um jovem de 24 anos deu entrada no estabelecimento prisional das Caldas da Rainha no passado dia 27 para cumprimento da pena de prisão de dois anos e oito meses, à qual havia sido condenado por crimes contra o património.

gnr5

Filme que promove Caldas “faça sol ou chuva” em competição internacional

O filme promocional das Caldas da Rainha que venceu no ano passado a iniciativa ‘Art&Factory’ na 16ª edição do Art&Tur - Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu nas Caldas da Rainha, está em competição pelo primeiro lugar do People's Choice Award (prémios do público) do Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo.

magnifica