Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 23° C
19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 25° C

ETEO ganha prémio de concurso nacional sobre eficiência energética

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi com o projeto “Potência sobre Rodas” que a Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO), de Caldas da Rainha, venceu, na categoria de Ensino Secundário e Profissional, o Prémio Energy Up 2023, uma competição promovida pela Fundação Galp e pela Galp Solar, que tem como objetivo premiar projetos escolares nas áreas do consumo mais eficiente de energia ou da mobilidade sustentável.

Foi com o projeto “Potência sobre Rodas” que a Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO), de Caldas da Rainha, venceu, na categoria de Ensino Secundário e Profissional, o Prémio Energy Up 2023, uma competição promovida pela Fundação Galp e pela Galp Solar, que tem como objetivo premiar projetos escolares nas áreas do consumo mais eficiente de energia ou da mobilidade sustentável.

“Potência sobre Rodas” é o nome do projeto com o qual os alunos da Escola Técnica Empresarial do Oeste ETEO) ficaram em 1º lugar na categoria secundário / ensino profissional, no prémio Energy Up.

A equipa vencedora é composta por Duarte Brás, Gustavo Coutinho e Guilherme Oliveira, do primeiro ano do curso de Técnico Instalador de Sistemas Térmicos e de Energias Renováveis, que tem como coordenador o professor Almerindo Almeida. Os vencedores levaram para a escola um cheque de mil euros para o desenvolvimento de novos projetos.

Promovido pela fundação Galp, este é o maior concurso nacional de ideias para a transição energética nas escolas portuguesas. A equipa do colégio Rainha D. Leonor foi também finalista nesta categoria.

Na cerimónia, mais de 20 professores subiram ao palco para serem distinguidos pelo fundação Galp pela mentoria dos seus alunos nos projetos de eficiência energética.

O projeto da ETEO consiste num protótipo de uma estação de carregamento solar móvel para uso de equipamentos multimédia nas coberturas de eventos no exterior. Este equipamento permite que facilmente se aceda a uma fonte de energia elétrica, cujo carregamento é feito apenas através da luz do sol.

Os alunos deram o exemplo dos colegas do curso de Multimédia, que muitas vezes se deslocam a locais onde não têm possibilidade de carregarem o seu equipamento de trabalho, como as câmaras fotográficas. Outra utilização poderá ser nos equipamentos de segurança e vigilância nas praias. Com esta estação móvel ficam resolvidos esses problemas e ainda por cima com energia limpa.

Foram desenvolvidos protótipos com várias potências, o que permite adequar dar resposta a diferentes tipos de utilização. O objetivo passa agora por melhorar os equipamentos e, eventualmente, se poderá pensar em comercializá-los.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu, a 30 de maio, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, perante dezenas de crianças e jovens de todos os ciclos de ensino, representando as escolas finalistas do Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Faro.

O projeto participou também no concurso de Empreendedorismo nas escolas, promovido pela OesteCim, tendo ficado em segundo lugar. Neste caso, o vencedor foi o Colégio Rainha D. Leonor.

O curso de Técnico Instalador de Sistemas Térmicos e de Energias Renováveis é uma das ofertas com mais procura na ETEO. Para o próximo ano letivo a oferta formativa da escola contempla ainda os cursos de Multimédia, Audiovisuais, Massagem de Estética e Bem-Estar, Auxiliar de Saúde, Segurança no Trabalho, Gestão do Ambiente, Serviços Jurídicos, Design de Comunicação Gráfica, Animador/a Sócio-Cultural, Turismo, Gestão e Organização de Eventos. Todos são cursos profissionais de nível 4 e dão equivalência ao 12º ano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Obras vão melhorar segundo edifício da ESAD.CR

A melhoria do conforto e da segurança são o principal objetivo das obras de reabilitação do Edifício Pedagógico 2 da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), que vão custar cerca de 492 mil euros, pagos pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

obrasESAD

Zélia Évora expõe na Nova Medical School

A caldense Zélia Évora é uma das duas artistas que participam numa exposição de arte inclusiva que foi inaugurada a 27 de setembro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Retina, na Nova Medical School - Faculdade de Ciências Médicas.

retinazelia1

Crimes contra o património levam à prisão

Um jovem de 24 anos deu entrada no estabelecimento prisional das Caldas da Rainha no passado dia 27 para cumprimento da pena de prisão de dois anos e oito meses, à qual havia sido condenado por crimes contra o património.

gnr5