“Segue em frente”, “Os Outros”, “Rótulos” e “Liberdade” são os títulos de algumas músicas criadas pelos alunos do 6º e do 9º ano do Agrupamento de Escolas D. João II, no âmbito do projeto RAP Nova Escola.
Os videoclipes das músicas foram apresentados no dia 1 de junho, no auditório da ESAD.CR, em várias sessões, incluindo uma ao final da parte para encarregados de educação e entidades convidadas.
Para além da exibição dos videoclipes, esteve também patente uma exposição das letras e fotografias do processo das 18 turmas do agrupamento que participaram no projeto.
As apresentações dos videoclipes fizeram parte do programa da I Bienal Cultura e Educação 2023, que tem o tema “Retrovisor: Uma História do Futuro do Plano Nacional das Artes (PNA)”.
Segundo a professora Maria Alexandre, coordenadora do PNA no agrupamento, as sessões onde estiveram os alunos foram muito intensas, com todos a cantarem as várias músicas.
O “RAP Nova Escola” nasceu de uma ideia de Elton Malta, artista residente no agrupamento, e tem como objetivo cativar os alunos para o estudo do texto poético através do rap. A primeira experiência do criador do projeto aconteceu em 2021, altura em que trabalhou com as professoras de português do agrupamento. Em 2021 desenvolveu o projeto com algumas turmas em Óbidos e este ano letivo regressou ao agrupamento, como artista residente.
Entretanto, Elton Malta acabou também por replicar o projeto nos outros dois agrupamentos do concelho, com o apoio da Câmara das Caldas, envolvendo mais 20 turmas do 6º e do 9º ano.
Os videoclipes do projeto, que foram realizados pelos alunos do curso de audiovisuais da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, podem ser visionados na página do Youtube: https://www.youtube.com/@RAPNovaEscola.
0 Comentários