Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
21° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C

Indústria do betão pronto em debate

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A convite da Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB), cerca de 200 profissionais do setor reuniram-se em Peniche, no passado dia 5, na 5ª edição do Dia do Betão, para discutir temas estruturais da indústria, nomeadamente a inovação e a tecnologia aplicadas ao betão ou a redução da pegada ecológica.
Encontro no Hotel MH, em Peniche, reuniu cerca de 200 profissionais do setor

A convite da Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB), cerca de 200 profissionais do setor reuniram-se em Peniche, no passado dia 5, na 5ª edição do Dia do Betão, para discutir temas estruturais da indústria, nomeadamente a inovação e a tecnologia aplicadas ao betão ou a redução da pegada ecológica.

O evento promoveu o contacto entre as empresas do setor e as mais relevantes entidades portuguesas da construção, arquitetura e engenharia.

O aumento de 100 milhões de euros na faturação entre 2021 e 2022 – de 400 para os 500 milhões de euros – e o incremento na produção de betão na ordem dos 0,5 milhões de metros cúbicos, passando de 6,1 para 6,6 milhões, são alguns dos dados revelados pela associação no Hotel MH, em Peniche.

Jorge Reis, diretor-geral da APEB, declarou que “o setor mantém a tendência de crescimento sustentado que se verifica desde 2016”. O número de trabalhadores diretos e indiretos também ascendeu a cerca de 2.300, em 2022, em comparação com os 2.000 verificados em 2021.

Neste evento estiveram em destaque as inovações e tecnologias que têm vindo a ser aplicadas ao betão e o impacto que têm na redução da pegada ecológica deste material.

Outro dos temas estruturais para a indústria do betão pronto prende-se com a sensibilização para a aplicação do decreto-lei 90/2021. “Este diploma veio, finalmente, tornar obrigatória a certificação dos produtores de betão e a verificação da resistência do betão aplicado em todas as obras, apesar de continuarem a existir grandes falhas tanto na sua implementação como na fiscalização que compete à ASAE e às câmaras municipais”, afirmou Jorge Reis, que deixou o alerta para o real impacto deste decreto.

“O cumprimento deste decreto-lei, além de contribuir para a sustentabilidade das construções, é o instrumento que poderá garantir que os edifícios portugueses, na ocorrência de um sismo de grandes dimensões, não correm sérios riscos”, realçou. Tendo em conta esta preocupação, a APEB tem vindo a realizar sessões de esclarecimento e sensibilização para este tema junto dos municípios, com cerca de uma centena de webinares realizados até à data.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Protocolo para a construção da Loja do Cidadão

O Município de Caldas da Rainha e a Agência para a Modernização Administrativa assinaram, na semana passada, o protocolo para a construção da Loja do Cidadão das Caldas da Rainha, um investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de mais de 1 milhão de euros, numa cerimónia presidida pela ministra da Modernização Administrativa, Margarida Balseiro Lopes.

protocolo

Caldas Auto Fest na Expoeste

A Expoeste recebe nos dias 19 e 20 de outubro a primeira edição do Caldas Auto Fest, organizado pelo 402 Clube Portugal, com um passeio por todas as freguesias das Caldas e exposição de carros clássicos, pré-clássicos e desportivos.

auto

Dia do Diploma no Agrupamento de Escolas Raul Proença

O Dia do Diploma no Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) é realizado a 11 de outubro, às 21h00, no polivalente da escola secundária, tendo feito um convite a todos os docentes, psicólogos, assistentes técnicos e assistentes operacionais do AERP.

diploma