Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

Câmara assina protocolo para promoção de atividades juvenis

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara das Caldas da Rainha assinou, a 1 de junho, um protocolo com Associação Cultural Novas Ideias (ACNI), com sede em Setúbal, com vista ao desenvolvimento de atividades direcionadas para os jovens e a criação de um núcleo neste concelho.

A Câmara das Caldas da Rainha assinou, a 1 de junho, um protocolo com Associação Cultural Novas Ideias (ACNI), com sede em Setúbal, com vista ao desenvolvimento de atividades direcionadas para os jovens e a criação de um núcleo neste concelho.

As atividades a dinamizar focam-se no bem-estar e na recuperação de espaços municipais com vista à criação de zonas sociais para os jovens.

A autarquia vai ter de assegurar os espaços para essas atividades, assim como um local para a sede do núcleo da associação que irá ser criado. Caberá também à Câmara prestar apoio logístico às ações promovidas no âmbito deste protocolo.

Segundo a presidente da associação, Madalena Espada, esta entidade foi criada em 2016 e começou com atividades na área da cultura, da música e do desporto, mas sempre com objetivo de promover a integração dos jovens.

“Estamos muito gratos com a assinatura deste protocolo. Queremos que seja um momento que marque uma união entre Caldas da Rainha e Setúbal”, referiu.

Através de programas, eventos e projetos conjuntos, pretendem criar um ambiente dinâmico e estimulante para os jovens, incentivando a sua participação em atividades culturais, desportivas e de voluntariado. Pretendem também colaborar com outras associações caldenses.

Algumas das propostas são a realização de uma feira tecnológica juvenil, workshops de empreendedorismo e oficinas de softskills para jovens, atividades de voluntariado de limpeza de edifícios, entre outras.

Na cerimónia de assinatura, a vereadora Conceição Henriques salientou que este executivo quis “alterar o paradigma da política de juventude do concelho e esse desiderato tem vindo a ser concretizado”. O pelouro da juventude está concentrado nos serviços centrais da Câmara, com o Gabinete da Juventude a ser dinamizado por Gina Costa. “Tem vindo a ser desenvolvido um trabalho ancorado no voluntariado jovem”, destacou a autarca.

Por isso, considera importante estabelecer uma parceria com uma associação que também tem um enfoque no voluntariado. Na opinião de Conceição Henriques, quando se desafiam os jovens para projetos em que realmente podem participar e onde a sua opinião conta, existe muito envolvimento.

A vereadora defende também que a política de juventude deve visar a capacitação dos jovens e isso resulta de ações onde estes participaram também como agentes e não apenas como destinatários.

O presidente da Câmara, Vitor Marques, salientou que quiseram aproveitar a experiência que esta associação já tem, para replicar alguns projetos nas Caldas. “Temos de ‘alimentar’ o movimento associativo”, disse.

No dia 1 foi também apresentada uma aplicação para telemóveis, para gestão de associações juvenis, que está a ser desenvolvida por dois estagiários nesta associação. No final, houve ainda tempo para um momento musical com rap.

Em fevereiro e março, a ACNI esteve na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e na Escola Técnica Empresarial do Oeste para falar sobre saúde mental através da música. De acordo com a responsável, a música tem sido cada vez mais utilizada como uma ferramenta para melhorar a saúde mental e emocional das pessoas, por isso decidiram usar esse recurso para dialogar com os estudantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Sporting venceu Benfica nas Caldas na final da Taça de Portugal em rugby

A final da Taça de Portugal feminina em rugby foi disputada no passado dia 21 no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, colocando frente a frente Benfica e Sporting, tendo o troféu sido arrebatado pelas leoas. A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal venceu o eterno rival SL Benfica por 17-22.

taca

Caldas Rugby Clube vence no Porto

O Caldas Rugby Clube (CRC) apresentou-se no sintético do Estádio Universitário do Porto, para a partida em atraso da 7ª jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com o CDUP, vencendo por 38-40.

rugby

50 anos do 25 de Abril com diversos eventos e atividades

O Município de Caldas da Rainha realiza diversas iniciativas em todo o concelho, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, destacando-se a programação cultural agendada até ao dia 27 de abril.

abril1