Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
19° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 29° C

Estudantes propõem respostas para problemas da agricultura da região Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Estudantes do mestrado de Biotecnologia dos Recursos Marinhos da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), de Peniche, integram a segunda edição da Blue & Green Academy do projeto “Orchestra” e propõem soluções inovadoras, baseadas em recursos marinhos, para resolver desafios agroindustriais da região Oeste.
Estudantes do mestrado de Biotecnologia dos Recursos Marinhos da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

Estudantes do mestrado de Biotecnologia dos Recursos Marinhos da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), de Peniche, integram a segunda edição da Blue & Green Academy do projeto “Orchestra” e propõem soluções inovadoras, baseadas em recursos marinhos, para resolver desafios agroindustriais da região Oeste.

O projeto é financiado pelo Compete 2020 e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em cerca de um milhão de euros.

O consórcio internacional do projeto, liderado pela empresa portuguesa Campotec In e que inclui os Politécnicos de Leiria e Cávado e Ave, a Technological University of the Shannon (Irlanda) e a Vorarlberg University (Áustria), tem explorado algas marinhas da costa portuguesa à procura de compostos que permitam substituir os atuais produtos químicos na produção de pera e maçã por soluções mais sustentáveis e naturais.

A Blue & Green Academy é promovida pelo consórcio, em parceria com a ESTM de Peniche. Durante dois meses, os estudantes interagiram com membros da indústria e da academia em sessões que lhes permitiram compreender melhor os problemas que diversos tipos de produção agrícola enfrentam.

Com o apoio destes mentores e de investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-IPLeiria), pesquisaram formas de oferecer soluções ao setor, utilizando recursos de origem marinha.

Estas soluções passaram por reduzir o consumo de água ou o impacto da seca, até limitar o impacto de algumas doenças nos cultivos. Durante este período, desenvolveram também as soluções e testaram-nas à pequena escala, sempre numa ótica de sustentabilidade e economia circular.

O processo culminou na apresentação das propostas dos estudantes nas instalações da Campotec In em Torres Vedras a diversos atores do tecido industrial e academia, no dia 7 de junho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Infrações em recintos desportivos analisadas em fórum da PSP no Baleal

Houve 7.579 infrações registadas pela PSP em recintos desportivos na época 2022/2023, mais de duas mil do que as verificadas na temporada anterior, revelou esta força policial no âmbito do XI Fórum Policiamentos Desportivos, que decorreu nas instalações da Colónia de Férias dos Serviços Sociais da PSP, no Baleal, em Peniche, na semana passada, ao longo de dois dias de trabalho.

violencia

Arco Clube das Caldas bate record nacional

A época de sala de 2023/2024 do Arco Clube das Caldas (ACC), teve o seu início com a realização da 1ª prova em Tavira, no dia 1 de outubro, onde esteve presente com quatro arqueiros na Divisão Compound Veteranos.

arco

Caldense em 3º no troféu ibérico da Dunlop

O piloto caldense João Rego regressou ao Circuito do Estoril nos dias 23 e 24 de setembro e obteve a terceira posição na 4ª prova do troféu ibérico da Dunlop, a Dunlop RR Cup, em Superbike. Um resultado bastante positivo, após ter vindo a recuperar das lesões sofridas no grave acidente do mês de abril.

dunlop