Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
15° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
14° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

Parceria com Ordem do Trevo permite consultas gratuitas de crianças no Montepio

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No Dia Mundial da Criança, o Montepio Rainha Dona Leonor (MRDL) assinou um protocolo de parceria com a associação de solidariedade social Ordem do Trevo que vai permitir que crianças mais carenciadas tenham acesso de forma gratuita a várias valências de saúde.
Montepio RDL assinou protocolo com a Ordem do Trevo no dia 1 de junho

No Dia Mundial da Criança, o Montepio Rainha Dona Leonor (MRDL) assinou um protocolo de parceria com a associação de solidariedade social Ordem do Trevo que vai permitir que crianças mais carenciadas tenham acesso de forma gratuita a várias valências de saúde.

Francisco Rita, presidente do conselho de administração da associação mutualista, explicou que a parceria tem como objetivo a implementação do programa CAS – Crianças com Acesso à Saúde. “A Ordem do Trevo vai identificar as necessidades das crianças das famílias que apoia e o MRDL, juntamente com a APM-RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades, vai disponibilizar gratuitamente consultas e tratamentos em diversas especialidades, que incluem, entre outras, otorrinolaringologia, medicina dentária e pediatria”, referiu o responsável.

Numa fase inicial a instituição irá apoiar cinco crianças dos 5 aos 12 anos que serão encaminhadas pela Ordem do Trevo. A parceria visa que o Montepio pague todos os tratamentos necessários.

“Parte das consultas e dos tratamentos serão financiados com os donativos da consignação de IRS feita ao MRDL”, adiantou Francisco Rita.

Segundo este responsável, o mutualismo é um “caminho para se fazer parte de uma sociedade mais inclusiva e solidária e as crianças não podem perder tempo a crescer e a aprender por falta de acesso a cuidados de saúde”. “Queremos fomentar oportunidades iguais às crianças”, salientou, revelando que protocolo tem a duração de um ano e é renovável.

Francisco Rita relatou ainda que atualmente, “mais de 65 por cento da nossa atividade na área da saúde é prestada ao Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

“Os nossos funcionários e os seus descendentes estão abrangidos por um plano de saúde do MRDL”, acrescentou.

“Estou muito feliz pela assinatura do protocolo com o MRDL, que irá ajudar algumas das famílias carenciadas que apoiamos”, disse o presidente da Ordem do Trevo, José Viegas.

Agradeceu à administração do MRDL pela “confiança de nos envolver no vosso projeto social”, revelando que “foi um ótimo dia para oficializar a parceria porque representa a celebração dos direitos fundamentais das crianças”.

Quanto às crianças que vão receber tratamento, o presidente da Ordem do Trevo explicou que conhecem as necessidades das famílias que apoiam e que já têm referenciadas aquelas que precisam de apoio médico.

José Viegas disse que a Ordem do Trevo neste momento apoia 63 famílias (243 pessoas e 98 crianças) revelando que há uma lista de espera. “Existe a possibilidade de estabelecermos um acordo com uma entidade local no sentido de recebermos mais alimentos envolvendo a comunidade, o que nos permitirá alargar o apoio a mais famílias”, contou.

A Ordem do Trevo é uma associação de cariz social que ajuda famílias carenciadas do concelho das Caldas com alimentos e roupa. Às crianças dessas famílias que apoiam dão material escolar no início do ano letivo, explicações durante o ano e acesso gratuito a atividades desportivas. Agora com esta parceria vão poder também apoiar na saúde.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos