No Dia Mundial da Criança, o Montepio Rainha Dona Leonor (MRDL) assinou um protocolo de parceria com a associação de solidariedade social Ordem do Trevo que vai permitir que crianças mais carenciadas tenham acesso de forma gratuita a várias valências de saúde.
Francisco Rita, presidente do conselho de administração da associação mutualista, explicou que a parceria tem como objetivo a implementação do programa CAS – Crianças com Acesso à Saúde. “A Ordem do Trevo vai identificar as necessidades das crianças das famílias que apoia e o MRDL, juntamente com a APM-RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades, vai disponibilizar gratuitamente consultas e tratamentos em diversas especialidades, que incluem, entre outras, otorrinolaringologia, medicina dentária e pediatria”, referiu o responsável.
Numa fase inicial a instituição irá apoiar cinco crianças dos 5 aos 12 anos que serão encaminhadas pela Ordem do Trevo. A parceria visa que o Montepio pague todos os tratamentos necessários.
“Parte das consultas e dos tratamentos serão financiados com os donativos da consignação de IRS feita ao MRDL”, adiantou Francisco Rita.
Segundo este responsável, o mutualismo é um “caminho para se fazer parte de uma sociedade mais inclusiva e solidária e as crianças não podem perder tempo a crescer e a aprender por falta de acesso a cuidados de saúde”. “Queremos fomentar oportunidades iguais às crianças”, salientou, revelando que protocolo tem a duração de um ano e é renovável.
Francisco Rita relatou ainda que atualmente, “mais de 65 por cento da nossa atividade na área da saúde é prestada ao Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.
“Os nossos funcionários e os seus descendentes estão abrangidos por um plano de saúde do MRDL”, acrescentou.
“Estou muito feliz pela assinatura do protocolo com o MRDL, que irá ajudar algumas das famílias carenciadas que apoiamos”, disse o presidente da Ordem do Trevo, José Viegas.
Agradeceu à administração do MRDL pela “confiança de nos envolver no vosso projeto social”, revelando que “foi um ótimo dia para oficializar a parceria porque representa a celebração dos direitos fundamentais das crianças”.
Quanto às crianças que vão receber tratamento, o presidente da Ordem do Trevo explicou que conhecem as necessidades das famílias que apoiam e que já têm referenciadas aquelas que precisam de apoio médico.
José Viegas disse que a Ordem do Trevo neste momento apoia 63 famílias (243 pessoas e 98 crianças) revelando que há uma lista de espera. “Existe a possibilidade de estabelecermos um acordo com uma entidade local no sentido de recebermos mais alimentos envolvendo a comunidade, o que nos permitirá alargar o apoio a mais famílias”, contou.
A Ordem do Trevo é uma associação de cariz social que ajuda famílias carenciadas do concelho das Caldas com alimentos e roupa. Às crianças dessas famílias que apoiam dão material escolar no início do ano letivo, explicações durante o ano e acesso gratuito a atividades desportivas. Agora com esta parceria vão poder também apoiar na saúde.
0 Comentários