A equipa da Escola Secundária Raul Proença, depois de ultrapassar as fases local e regional, sagrou-se campeã nacional da Taça do Desporto Escolar/UNICEF, cuja final se realizou no dia 3 de junho, em Pombal.
Esta taça destina-se aos alunos do 7.º ano de todas as escolas do país e envolve quatro modalidades que permutam ao fim de quatro anos. Este ano, as modalidades foram badminton, futebol, ginástica e voleibol.
Esta conquista é para João Silva, diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP), “um orgulho para o agrupamento e para a própria cidade das Caldas da Rainha”.
“Não estamos apenas a falar da conquista de uma simples competição, mas de uma taça que tem na sua génese os princípios associados à UNICEF”, contou.
O diretor destacou o “respeito pelo outro, de promoção da igualdade, do trabalhar em equipa, de olhar para o desporto como atividade promotora de saúde e bem-estar”.
“Mas não ficamos por aqui”, sublinhou, adiantando que durante este ano, em parceria com a autarquia das Caldas da Rainha, “candidatámo-nos e obtivemos a atribuição de um Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar de Atividades Náuticas (canoagem)”. Sediado na Escola Básica de Santo Onofre (EBI), desenvolve a sua atividade na Lagoa de Óbidos e recebe alunos de todas as escolas do AERP.
João Silva informou que com a ajuda de patrocinadores locais “conseguimos aumentar o número de caiaques para utilização dos alunos, pelo que tem sido uma experiência única assistir ao envolvimento de alunos, desde o 1.º ciclo ao 12.º ano, nas atividades náuticas”. “Também não descuramos a nossa responsabilidade social e envolvemo-nos em várias iniciativas, como foi o caso do Festival da Lagoa ou o Campeonato Nacional Universitário de Triatlo”, indicou.
“A formação integral dos nossos alunos faz-se com esta diversidade de experiências educativas. A monotonia não é a realidade da vida na nossa escola. Daí afirmarmos que o AERP é muito mais do que uma escola. Os alunos mudam, os professores mudam, o contexto muda e os desafios ganham ambição”, manifestou.
0 Comentários