Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) está a preparar o próximo ano letivo com o grande objetivo de responder aos desafios do desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território nacional como forma de potenciar a inovação, o empreendedorismo e a criatividade das atividades turísticas na Região Oeste.
Daniel Pinto, diretor da EHTO, disse ao JORNAL DAS CALDAS, que é fundamental “atrair alunos e cativar investidores”. Segundo este responsável, com o propósito de encontrar caminhos de inovação pedagógica, a EHTO apresenta como novidade para o ano letivo 2023/2024 a oferta de nível IV do Curso Técnico de Pastelaria/Padaria, que foi criado a nível nacional há alguns anos através de um grupo de trabalho que a escola integrou, em estreita articulação com a Direção de Formação do Turismo de Portugal. “Tem como grande objetivo dar uma resposta à valorização do subsetor da Pastelaria e Padaria, bem como, aos desafios e eixos estratégicos da estratégia de Turismo 2027, nomeadamente ao nível da coesão territorial, inovação, diversificação e sustentabilidade”, referiu.
De acordo com o diretor, a EHTO tem já uma forte tradição de 17 anos nas áreas da pastelaria e padaria, por isso, “faz todo o sentido apresentar esta nova oferta formativa a pensar em todos os jovens que estão a concluir o 9.º ano, tenham até 25 anos e motivados para um percurso específico na área de pastelaria e padaria”.
O Curso Profissional de Técnico de Pastelaria/Padaria tem a duração de três anos (full-time), dividido em seis semestres, 10.º, 11.º e 12.º anos, incluindo dois estágios curriculares com três meses de duração cada. “Os alunos têm a oportunidade de realizar os seus estágios nas principais empresas do setor, em pastelarias, padarias, hotéis e restaurantes, em Portugal e no estrangeiro”, contou.
A oferta formativa da EHTO para o próximo ano letivo 2023/2024 é constituída pelos Cursos de nível IV (para quem tem o 9.º ano) de “Técnico de Restaurante / Bar”, “Técnico de Cozinha / Pastelaria” e “Técnico de Pastelaria/Padaria” (novo), Cursos de nível V (para quem tem o 12.º ano ou licenciatura) de “Gestão de Restauração e Bebidas”, “Gestão de Turismo”, “Gestão e Produção de Pastelaria” e “Gestão e Produção de Cozinha”.
De realçar, ainda, a oferta de Formação Contínua especializada com os seguintes Cursos: “Curso de Turismo de Saúde e Bem-Estar” – 4.ª edição; “Curso de Padaria Avançada – 9.ª Edição, “Curso de Escanção – 5.ª Edição, “Curso de Turismo Literário” – 3.ª edição.
A certificação de Óbidos pela UNESCO como Vila Literária, bem como, toda a estratégia do município de Óbidos à volta da literatura, como é exemplo o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, foram fatores determinantes para o sucesso das primeiras edições do Curso de Turismo Literário, que contou com 61 alunos. Vai, assim, avançar para a 3.ª edição do Curso de Turismo Literário, a iniciar em outubro.
Segundo Daniel Pinto, “as instalações da escola estão dotadas de equipamentos e serviços para uma formação técnica e profissional de qualidade. A procura do espírito de novidade e inovação é uma constante”.
O diretor destacou a “elevada taxa de empregabilidade dos alunos formados pelas escolas do Turismo de Portugal, que está nos 95%, de acordo com o último estudo de inserção profissional”.
0 Comentários