Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C

Alunos da Raul Proença criaram biscoitos Bordalecos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Bordalecos é o nome dos biscoitos criados pelos alunos do 8º B da Escola Secundária Raul Proença (ESRP), das Caldas da Rainha, no âmbito de um projeto realizado ao longo deste ano letivo com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).

Bordalecos é o nome dos biscoitos criados pelos alunos do 8º B da Escola Secundária Raul Proença (ESRP), das Caldas da Rainha, no âmbito de um projeto realizado ao longo deste ano letivo com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).

Estes “bichos” são inspirados nas peças de animais criadas por Rafael Bordalo Pinheiro e podem agora vir a ser um produto de promoção local, caso alguma entidade ou empresa pegue no projeto e faça a sua comercialização.

A parceria entre as duas escolas surge através do projeto de sensibilização para o turismo no ensino básico, denominado GERA, desenvolvido pela Rede de Escolas do Turismo Portugal e o Ministério da Educação. Pretende-se despertar, nas gerações mais jovens, o potencial do turismo a nível local, nacional e internacional através de uma abordagem dinâmica e interativa.

Localmente, a ESRP foi escolhida para participar conjuntamente com a EHTO e foi desenvolvido o projeto “Os Bichos de Bordalo”.

A 24 de maio, os alunos do 8º B estiveram na EHTO para finalizarem a sua participação, com a confeção dos biscoitos.

Segundo a professora Natividade Marques, coordenadora do GERA na ESRP, a ideia foi “criar um produto que pudesse servir para o turismo local”. Depois de alguma reflexão, entenderam que seria interessante associar a obra de Bordalo Pinheiro à pastelaria. O trabalho de campo incluiu um passeio pela Rota Bordaliana, para conhecerem os animais mais emblemáticos da obra do artista.

Foram envolvidas várias disciplinas, como a Educação Visual para a criação de uma caixa, entre outras. Os moldes para os biscoitos foram criados numa impressora 3D do Clube Ciência Viva da escola, com apoio de um professor de Geometria Descritiva.

“Para nós acabou por aqui”, disse Natividade Marques, que gostaria que alguma entidade pudesse continuar este trabalho e poder comercializar estes biscoitos.

De acordo com a professora Célia Antunes, coordenadora do GERA na EHTO, no próximo ano letivo vão aumentar o número de projetos nas Caldas da Rainha e incluir outras escolas do concelho.

Para o dia de hoje, 31 de maio, está prevista a apresentação dos 12 projetos piloto do GERA na Escola de Hotelaria de Estoril, incluindo os bordalecos caldenses.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2