Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 30° C
18° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C
18° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 33° C
  • Saturday 32° C

Junta de Freguesia de A-dos-Francos vai homenagear João Almeida

João Almeida na apresentação da 30ª Volta a Portugal do Futuro e 3º Grande Prémio CMTV

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Junta de Freguesia de A-dos-Francos realiza uma cerimónia de homenagem ao ciclista João Almeida, no dia 8 de junho, pelas 14h.

A Junta de Freguesia de A-dos-Francos realiza uma cerimónia de homenagem ao ciclista João Almeida, no dia 8 de junho, pelas 14h.

Nesse dia realiza-se naquela vila o 1º Prémio João Almeida, a partir das 9h30, para escolas e cadetes femininos, às 12h para cadetes masculinos e juniores femininos e às 15h para juniores masculinos.

A organização é da Associação Escola de Ciclismo do Oeste e da Junta de Freguesia de A-dos-Francos.

Na semana passada João Almeida esteve na apresentação da 30ª Volta a Portugal do Futuro e 3º Grande Prémio CMTV, que arrancou nas Caldas da Rainha, tendo afirmado ao JORNAL DAS CALDAS que era “um orgulho” ter um prémio com o seu nome, depois de também já ter um monumento em sua honra em A-dos-Francos.

O ciclista, que terminou o Giro d’Italia 2023 em terceiro lugar e é o único português a acabar esta grande volta no pódio, onde subiu duas vezes para também levar o prémio da liderança da juventude (camisola branca), revelou que “houve momentos” em que acreditou que podia ganhar o Giro, “principalmente no dia em que ganhei a etapa”, mas confessou que “depois vi que os adversários também estavam muito fortes”.

“Nunca desisti, até ao último centímetro dei tudo o que tinha, mas foi justo”, comentou.

Sobre os adversários que ficaram à sua frente, Primoz Roglic e de Geraint Thomas, referiu que “são muito experientes, corredores com muita classe e um grande palmarés.

São senhores do ciclismo, não só pelos resultados mas também pelas pessoas que são, e estar ao lado deles no pódio é uma honra”.

Questionado sobre quem são agora os seus ídolos, João Almeida indicou os nomes de Tadej Pogacar, Remco Evenepoel e Primoz Roglic, e instado a comentar se também ele não se sente um ídolo, como lhe chama o seu conterrâneo e ciclista também em ascensão, António Morgado, o corredor de A-dos-Francos disse que “sinto-me bem e bastante feliz, mas ser ídolo, enfim, gosto de inspirar os mais novos a lutarem e cumprirem os seus sonhos, gosto dessa parte”.

“O António Morgado diz que sou o ídolo dele e eu já lhe disse que tem de continuar com os sonhos dele, porque tem muito talento, sempre foi bastante bom e o mais importante é continuar a esforçar-se.

Às vezes vamos treinar juntos quando estou por Caldas da Rainha e temos uma boa relação. Pode vir a ser meu colega de equipa ou meu concorrente, no que poder eu ajudo”, referiu.

João Almeida já não consegue fugir à fama, mas também não se deixa intimidar por plateias, fãs e jornalistas. “É muito mais difícil subir as montanhas”, gracejou.

Ser comparado com Joaquim Agostinho dá-lhe “uma motivação para fazer mais”. “Joaquim Agostinho sempre foi o nome do ciclismo português e ter o meu nome perto dele é muito especial, mas ele fez mais do que eu já fiz”, sublinhou.

Mostrou-se agradado por ter tido a presença de muitas bandeiras nacionais ao longo do Giro, frisando que “é muito gratificante ter esse apoio dos portugueses, com bandeiras à borda da estrada, faz a diferença.”

“Escreverem nas estradas “Bota Lume” ou “João Almeida”, nem sempre consigo ler, mas depois vejo as fotos da etapa e é excelente”, declarou.

Sobre a sua preparação para próximas competições, apontou que “não vai haver inovação. É treinar e descansar, comer e dormir”. “Há o mundial de ciclismo em agosto.

Se tudo correr como normal vou estar presente na Vuelta e discutir a corrida com os melhores. Para o ano, penso fazer a Volta a França. Ainda estou a planear melhor o calendário”, relatou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pat Cohen arranca “Os Dias do Jazz”

Na noite do passado sábado os blues de Pat Cohen anunciaram “Os Dias do Jazz” no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha.

jazz

Equipa sediada no Bombarral campeã nacional Rotax

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO) conquistou o título de campeã nacional na categoria Mini-Micro Max, após a quinta e última prova do Campeonato de Portugal Rotax, disputada no passado fim de semana, no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.

karting

Excursão ao Sporting-Atalanta

O Núcleo do Sporting Clube de Portugal nas Caldas da Rainha realiza nesta quinta-feira uma excursão ao estádio Alvalade XXI para assistir ao jogo de futebol Sporting-Atalanta, a contar para a Liga Europa.