Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Caldas da Rainha reforça apoio a sem abrigo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Caldas da Rainha vai ter um Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo (NPISA), o qual vai possibilitar realizar um diagnóstico em tempo real das pessoas que estão sem casa no concelho.

Caldas da Rainha vai ter um Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo (NPISA), o qual vai possibilitar realizar um diagnóstico em tempo real das pessoas que estão sem casa no concelho.

O anúncio da criação deste núcleo foi feito pelo presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vitor Marques, durante as “Jornadas Internacionais + Inclusivas: Caminho para a Inclusão”, que decorreram nos dias 29 e 30 de maio, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

As jornadas foram organizadas pela associação Viagem de Volta, em conjunto com a Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal (EAPN), com o apoio do município caldense. Durante dois dias houve vários painéis de discussão sobre o tema e workshops. Todas estas intervenções podem ser visionadas na página de Facebook da associação.

No dia de abertura, o presidente da Câmara congratulou a organização pela organização de umas jornadas com um tema tão importante. “Falar sobre a inclusão social, é falar sobre respeito pela dignidade humana e sobre aceitar e integrar na diferença”, afirmou.

Na sua opinião, estes fóruns são essenciais para promover uma reflexão conjunta sobre metodologias de intervenção, “para definirmos as diretrizes que assentam nas melhores soluções, para providenciar um acompanhamento a grupos mais vulneráveis, como as pessoas em situação de sem abrigo”.

Vitor Marques destacou ainda a importância da criação de sinergias entre todos os envolvidos, de modo a assegurar a eficácia das ações desenvolvidas em prol do combate à exclusão social.

O autarca lembrou que há um ano foi criada uma casa de transição para pessoas sem-abrigo, a qual está a ser ocupada atualmente por duas pessoas. A associação Viagem de Volta assegura o acompanhamento dessas pessoas, com vista ao desenvolvimento da sua autonomia diária, financeira e profissional. “Pretende-se desta forma que criem bases sólidas para redefinição dos seus projetos de vida”, explicou o presidente da associação, Vitor David.

Segundo Vitor Marques, outra carência que tinha sido identificada pelos parceiros da rede social era o de assegurar condições sanitárias à população em risco de exclusão social. Foi, por isso, criado um balneário social, que permite o acesso aos cuidados de higiene da população mais vulnerável.

Em janeiro deste ano o município aceitou a descentralização das competências no âmbito da ação social. Desta forma, foi possível centralizar todos os procedimentos num só edifício.

Também o monsenhor Jardim Moreira, presidente da EAPN, defendeu a importância das sinergias e do reforço da comunicação entre as diferentes entidades e os grupos de trabalho inseridos na Estratégia Nacional para os Sem-Abrigo (ENSA).

O responsável lamentou a falta de resposta de alojamentos de emergência nacional e elogiou a autarquia caldense pela sua sensibilidade quanto a este assunto.

Presente também na sessão de abertura das jornadas, o coordenador da ENSA, Henrique Joaquim, revelou que está a ser feita uma avaliação externa do que foi feito nos últimos anos. Como a atual Estratégia termina no final deste ano, pretendem realizar uma proposta de um novo documento para ser avaliado pelo governo. Desse trabalho, fez parte a auscultação das pessoas que estão a ser apoiadas.

Henrique Joaquim mostrou a sua satisfação por ver que nas Caldas da Rainha as entidades estão a trabalhar junto com as pessoas, operacionalizando depois a melhor forma de atuar institucionalmente.

A associação Viagem de Volta existe há quase 25 anos, tendo iniciado a sua atividade como comunidade terapêutica, com a finalidade de recuperar e reinserir pessoas com comportamentos aditivos e dependências.

No entanto, tem também desenvolvido diversos projetos com a comunidade local e com entidades públicas, como é o caso da Câmara das Caldas. Nesta cidade, com a equipa de Ação Social, têm vindo a realizar “giros de rua” para sinalizar situações de sem abrigo e proceder ao seu encaminhamento.

No âmbito do programa Bairros Saudáveis, a associação dinamizou ainda o projeto “Reflexo do Nosso Bairro”, que teve como objetivo o melhoramento das condições de saúde e qualidade de vida no bairro dos Arneiros. Nesse âmbito, foi realizada uma série de atividade físicas de grupo, rastreios de saúde, entre outras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto