A candidatura da Lagoa de Óbidos a Sítio Ramsar está terminada e será brevemente analisada pelo ponto focal em Portugal (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas), que posteriormente irá submeter a candidatura ao Comité de Ramsar.
Esta classificação não é nada mais do que um galardão internacional que reconhecerá a Lagoa de Óbidos enquanto Zona Húmida de Importância Ecológica Internacional.
Realizaram-se quatro sessões informativas sobre esta candidatura nos meses de fevereiro (Nadadouro), março (Arelho), abril (Foz do Arelho) e maio (Vau), que contaram com cerca de cem participantes
A par da última sessão foi apresentada a exposição fotográfica “Aves aquáticas da Lagoa de Óbidos”, que se enquadra no projeto Bioagoa de Óbidos, com a presença de Helder Cardoso, ornitólogo do projeto e João Edgar, autor das fotografias. Associados a este projeto, enquanto parceiros, também estiveram presentes o Município de Óbidos e a empresa Águas do Tejo Atlântico.
Além disso, a Associação PATO tem vindo a realizar passeios interpretativos na Lagoa de Óbidos, dando a conhecer as belezas desta lagoa costeira e a importância da candidatura para a valorização da mesma. Já se realizaram três passeios, onde estiveram presentes mais de 80 participantes no total. O último passeio irá realizar-se este mês, na freguesia do Nadadouro.
0 Comentários