Óbidos vai ter teatro durante todo o mês de junho. As peças decorrem no auditório municipal da Casa da Música e na Biblioteca Municipal, com entradas livres. Haverá teatro para todos os gostos, feito pela comunidade e pelas escolas de Óbidos. A primeira peça é no dia 4, num total de 12 atuações.
para o dia 25 de junho, com a peça “Ruy, A História Devida”, com o conhecido ator Ruy de Carvalho e Luís Pacheco.
O Município de Óbidos tem vindo a desenvolver um projeto de teatro para e com a comunidade local. Para a vereadora da cultura, Margarida Reis, “este projeto pretende ir ao encontro da matriz identitária do concelho de Óbidos, ou seja, trabalhar a ideia de identidade e comunidade, assim como, recuperar tradições e, de certo modo, mantê-las vivas na nossa memória coletiva, contribuindo assim para salvaguarda do património cultural imaterial do concelho de Óbidos”.
Para desenvolver este projeto, o Município conta com quatro encenadores que trabalham individualmente com os grupos de teatro locais: José Ramalho, Inês Fouto, Gonçalo Costa e Marlise Gaspar. Neste momento, existem no concelho quatro grupos de teatro em atividade: Grupo de Teatro Reflexos em Palco de A-dos Negros; Grupo de Teatro Animais em Palco de Amoreira; Grupo de Teatro Águas Vivas de Olho Marinho e Grupo de Teatro A Raiz de Usseira.
Também as escolas de Óbidos vão fazer parte deste Festival. A área do teatro tem sido promovida pelo município nas turmas dos 3º e 4º anos de escolaridade, no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, enquadrada nas atividades de enriquecimento curricular.
O objetivo principal é estimular a imaginação e a criatividade, realçando um conjunto de competências essenciais como a comunicação, a autonomia, o espírito crítico ou a cooperação.
O programa é o seguinte: 4 de junho, 18h00 – Ciclo Antiprincesas – Carolina Beatriz Ângelo – Direção e Interpretação de Cláudia Gaiolas (local: Biblioteca Municipal – Casa José Saramago); 5 de junho – 18h30 – À Descoberta da Vida – Grupo de Teatro do Complexo Escolar do Alvito – Encenação Susana Isidoro; 7 de junho, 21h00 – É uma Revista Feliz, Com o Grupo a Raiz! – Grupo de Teatro A Raiz de Usseira – Encenação de Gonçalo Costa; 10 de junho, 21h00 – Comunicação ou Auto da Feiticeira Cotovia, de Natália Correia – Grupo de Teatro Reflexos de A-dos-Negros – Encenação de Inês Fouto; 11 de junho, 11h00 – O Poder do Amor – Teatro Infantil – Produção O Meu Mundo Azul (Local: Biblioteca Municipal – Casa José Saramago); 12 de junho, 18h30 – A Menina num Mar de Plástico 3.º e 4º E – A Princesa Ralheta 4º D – Grupo de Teatro do Complexo Escolar do Furadouro – Encenação Carina Freitas; 18 de junho, 18h00 – A Volta ao Mundo em 80 Dias – Byfurcação Teatro; 19 de junho, 18h30 – Rita Risonha, a Bailarina Gorda – Grupo de Teatro do Complexo Escolar dos Arcos – Encenação Ana Rita Arez; 23 de junho, 21h30 – Um Pedido de Casamento – O Aniversário do Banco, de António Tchekhov – Grupo de Teatro Animais de Palco de Amoreira – Encenação José Ramalho; 24 de junho, 21h00 – Tá tudo Tantan! – Grupo de Teatro Águas Vivas de Olho Marinho – Encenação Marlise Gaspar; 25 de junho, 18h00 – Ruy, A História Devida – Com Ruy de Carvalho e Luís Pacheco – Produção Yellow Star Company – Texto Paulo Coelho – Encenação Paulo Sousa Costa; 27 de junho – 19h30 – A Grande Família! – Grupo de Teatro do Complexo do Alvito – Criações em Cena.
0 Comentários