Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Mostra Internacional de Renda de Bilros

A renda de bilros esteve em destaque na Serra D’El-Rei

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Mostra Internacional de Renda de Bilros de Serra D’El-Rei, no concelho de Peniche, entre 26 e 28 de maio, escolheu como tema “As Alterações Climáticas”, tema de enorme atualidade mundial, e foram três dias de arte, tradição e de cultura.

A Mostra Internacional de Renda de Bilros de Serra D’El-Rei, no concelho de Peniche, entre 26 e 28 de maio, escolheu como tema “As Alterações Climáticas”, tema de enorme atualidade mundial, e foram três dias de arte, tradição e de cultura.

As 13 delegações nacionais e internacionais provenientes de várias regiões da Europa vieram valorizar o evento e possibilitar o êxito dos objetivos traçados pela Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei.

A oficina de técnicas internacionais foi o momento de aprofundamento e de cooperação para os executantes desta arte tradicional.

A apresentação da primeira coleção de moda em rendas de bilros ligada às “Alterações Climáticas” foi idealizada e desenvolvida pelos criadores da Modatex e rendilheiras da freguesia de Serra D’El-Rei. 

O desfile, com a apresentação de mais de 60 coordenados, 21 dos quais apresentados por quatro designers de moda internacionais, teve lugar no Paço D. Pedro I, um espaço relevante por onde passou a história de amor de “Pedro e Inês“.

No plano musical, a Banda Filarmónica “A Serrana” apresentou um espetáculo tendo por base a ligação a esta história de amor. Houve ainda tempo para a atuação de duas intérpretes.

O salão da Associação “A Serrana”, outro dos espaços que acolheu a Mostra Internacional, acolheu rendilheiras de várias áreas geográficas internacionais e nacionais.

A apresentação do vídeo “Contributos para a história da Serra” mostrou dados e testemunhos reais sobre este trabalho nos últimos 150 anos nesta localidade.

O Rancho Folclórico D. Pedro I teve a seu cargo o encerramento da Mostra Internacional com a interpretação de um conjunto de temas também eles associados à história de “Pedro e Inês“.

Ao longo de três dias o Museu D. Pedro I foi visitado por muitas pessoas e o doce regional “Amor Único” esgotou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1