A Mostra Internacional de Renda de Bilros de Serra D’El-Rei, no concelho de Peniche, entre 26 e 28 de maio, escolheu como tema “As Alterações Climáticas”, tema de enorme atualidade mundial, e foram três dias de arte, tradição e de cultura.
As 13 delegações nacionais e internacionais provenientes de várias regiões da Europa vieram valorizar o evento e possibilitar o êxito dos objetivos traçados pela Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei.
A oficina de técnicas internacionais foi o momento de aprofundamento e de cooperação para os executantes desta arte tradicional.
A apresentação da primeira coleção de moda em rendas de bilros ligada às “Alterações Climáticas” foi idealizada e desenvolvida pelos criadores da Modatex e rendilheiras da freguesia de Serra D’El-Rei.
O desfile, com a apresentação de mais de 60 coordenados, 21 dos quais apresentados por quatro designers de moda internacionais, teve lugar no Paço D. Pedro I, um espaço relevante por onde passou a história de amor de “Pedro e Inês“.
No plano musical, a Banda Filarmónica “A Serrana” apresentou um espetáculo tendo por base a ligação a esta história de amor. Houve ainda tempo para a atuação de duas intérpretes.
O salão da Associação “A Serrana”, outro dos espaços que acolheu a Mostra Internacional, acolheu rendilheiras de várias áreas geográficas internacionais e nacionais.
A apresentação do vídeo “Contributos para a história da Serra” mostrou dados e testemunhos reais sobre este trabalho nos últimos 150 anos nesta localidade.
O Rancho Folclórico D. Pedro I teve a seu cargo o encerramento da Mostra Internacional com a interpretação de um conjunto de temas também eles associados à história de “Pedro e Inês“.
Ao longo de três dias o Museu D. Pedro I foi visitado por muitas pessoas e o doce regional “Amor Único” esgotou.
0 Comentários