Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
Conferência sobre “Turismo e Termalismo”

“A água é o elemento essencial para o desenvolvimento desta cidade”

O moderador José Viegas e os oradores Jorge Mangorrinha e Adolfo Mesquita Nunes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A conferência sobre “Turismo e Termalismo”, organizada pela concelhia do PSD das Caldas da Rainha, que decorreu no passado dia 25, no café concerto do Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha, deu início a um ciclo de eventos de debate em torno das questões mais relevantes para o concelho.

Conferência sobre “Turismo e Termalismo”

A conferência sobre “Turismo e Termalismo”, organizada pela concelhia do PSD das Caldas da Rainha, que decorreu no passado dia 25, no café concerto do Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha, deu início a um ciclo de eventos de debate em torno das questões mais relevantes para o concelho.

O antigo secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e o caldense especialista em termalismo, Jorge Mangorrinha, foram os oradores da sessão que terminou com vários comentários e questões da plateia.

Segundo a comissão política, foi uma noite de “reflexão sobre turismo e termalismo, com o objetivo de contribuir para as opções que venham a ser escolhidas nestas duas áreas fundamentais para as Caldas da Rainha”.

Jorge Mangorrinha fez uma apresentação sobre aquilo que pensa deve ser o termalismo das Caldas e aquilo que “o PSD neste momento também imagina com uma visão integrada do termalismo para a cidade e para a região”.

O especialista em termalismo disse que teve a oportunidade de fazer termas nas Caldas em abril e reparou que o hospital “está a precisar de ser regenerado e desenvolvido de outra forma”.

Declarou que a água é o elemento essencial para projetarmos o “desenvolvimento desta cidade” e defendeu a “renovação e prolongamento daquilo que existe”, considerando que “haverá o declínio se não houver uma visão estratégica integrada para o seu desenvolvimento”.

Deu o exemplo das termas de Bath, em Inglaterra, que renovou a sua oferta termal construindo um novo balneário que é um ícone da arquitetura termal em todo o mundo. “Para além de manter o património arqueológico e o antigo hospital termal, renovou a oferta com um magnífico edifício que acrescentou o número de visitantes”, referiu.

Como sustentou, a visão integrada é “precisamente para integrar outros setores para além do termalismo, que é a sua essência, e aí a ideia de fundar um Parque das Artes e da Saúde”.

Faz parte desta visão a construção de um balneário termal contemporâneo com uma área de “implantação entre os 2000 e os 4500 metros quadrados, para acolher piscina termal com hidromassagem, duche-de-vichy, hidropressoterapia, ginásio e técnicas de massagens e de estética”. Considerou ainda fundamental associar este projeto a um “centro de medicina desportiva e de reabilitação física”.

Quanto à localização do balneário termal, deu três opções: atuais instalações (Hospital Termal/Balneário Novo com o impacto patrimonial), antigo cemitério municipal (parada militar) ou compostagem da Mata (8700 metros quadrados).

Adiantou que “o conjunto termal ganha outra dimensão com a disponibilização de novas valências clínicas e terapêuticas, nas áreas de reumatologia, da medicina física e reabilitação e ainda atividades ligadas à investigação e à formação profissional”.

A cidade tem que ter vida”

Adolfo Mesquita Nunes, que é da Covilhã, disse que “quando se fala de turismo, Caldas e Covilhã têm uma coisa em comum”. “Nós vivemos muito com a convicção que não sabemos explorar a Serra da Estrela e eu sinto que a relação que Caldas tem com o termalismo é muito parecida, com a convicção que era possível fazer diferente e recuperar esse património”, manifestou.

O antigo secretário de Estado do Turismo disse que a construção de uma “imagem de um destino turístico já não pode ser apenas o que nós temos para oferecer”. “Temos que encontrar formas de comunicar que tenham a ver com o porquê, ou seja, com as motivações das pessoas”, salientou.

Segundo o orador, provavelmente a ideia de termas e bem-estar sejam insuficientes”, mas defende formas de estar em contacto com a água que pode ser uma “linguagem que permite encontrar mais caminhos”.

Outra ideia transmitida por Adolfo Mesquita Nunes é que quando uma cidade opta por assumir um determinado recurso, produto ou vocação é bom que “seja verdade não só para o turista, mas para quem cá vive”. “Nenhuma cidade é interessante se as ruas e cafés estiverem vazias”, apontou. “É verdade que o turismo dá uma vida muito grande à cidade, mas só cresce e floresce numa cidade que efetivamente vive”, declarou.

“Ou a cidade tem vida por si própria capaz de gerar massa crítica e com isso cria vida suficiente para que um turista aqui chegue e goste e participe ou então está-se sempre atrás do prejuízo”, adiantou.

O antigo governante referiu que também é muito importante saber comunicar o destino. “Como é que nós sobressaímos versus os outros”, questionou, revelando que é preciso “saber comunicar com as pessoas”.

Henrique Pereira, responsável pelo Água d’Alma Hotel, na Foz do Arelho, que foi o primeiro do público a intervir, disse que os turistas que vêm para as Caldas ficam cá um ou dois dias no máximo. Considera que se vive pouco a cidade e que há falta de investimento privado, ressalvando que há anos que a Foz do Arelho tem só dois hotéis.

O deputado e vereador do PSD Hugo Oliveira declarou que Caldas tem na sua história uma prevalência no termalismo terapêutico e é fundamental que continue a ter. “Tem que ter é o complemento e a procura da nossa era que é o bem-estar. O desafio para as Caldas é conseguir ter as duas áreas”, vincou Hugo Oliveira, referindo que aquilo que foi assinado com o Estado obriga à construção de um novo balneário.

Luís Brochada disse que “há uma vida para além do tratamento termal clássico”, defendendo que “se pense fora da caixa e que se gere um motivo para as pessoas virem para cá”.

O antigo presidente da câmara das Caldas, Tinta Ferreira, recordou as esgotadas negociações com a tutela sobre o Hospital Termal e que na altura deliberou aceitar a concessão do imóvel e do parque e da mata. O vereador do PSD revelou que o edifício do Hospital Termal precisa de requalificação.

António Marques disse que as pessoas vêm às Caldas pelo turismo cultural, que é o mais evidente, destacando os dez polos museológicos no raio de um quilómetro.

Fernando Costa salientou que como autarca nunca teria aceite a concessão do Hospital Termal, “que é responsabilidade do governo central, que nunca deveria ter abandonado aquele património”.

No final, Daniel Rebelo, presidente do PSD das Caldas, destacou “o interesse e a preocupação dos cidadãos com este tema, resultando em contributos e ideias que serão certamente úteis no desenho de propostas alternativas deste partido”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto